NotíciasCidadeSoteropolitanos foram ao farol da Barra para acompanhar o eclipse solar

Soteropolitanos foram ao farol da Barra para acompanhar o eclipse solar

Com lentes de soldador e cartelas de papelão uma minoria aproveitou o sábado para acompanhar o raro fenômeno

| Autor: Madson Souza

Foto: Reprodução/Redes sociais

“Queria ver como é o dia virar noite”, disse o jovem Raphael Ferreira, de 11 anos, sobre o eclipse anular do sol. Neste sábado (14), o Brasil pode assistir de forma privilegiada um raro fenômeno astronômico e a equipe do Varela Net foi às ruas para saber como os soteropolitanos se prepararam. 

O céu aberto e as altas temperaturas do fim de semana garantiriam que o Porto da Barra estivesse lotado com ou sem eclipse. O diferencial desta vez foram alguns poucos acompanhados de pedaços de papelão e lentes de soldador para acompanhar o fenômeno de maneira segura. 

Um desses casos foi o do estudante Raphael Ferreira , que gosta das aulas de ciência no colégio e decidiu que os planos da família hoje seriam diferentes. O estudante ainda explicou o que aconteceu na tarde deste sábado. “Basicamente a lua vai entrar na frente do sol”, afirma o jovem. E a resposta está correta. 

O eclipse solar anular ocorre quando a lua se alinha entre a Terra e o sol, só que como nosso satélite natural é menor do que o sol ela não o cobre por inteiro. É isso que gera a imagem que se assemelha a de um anel de fogo no céu. A Bahia não fez parte do seleto grupo de estados brasileiros que puderam acompanhar o fenômeno por inteiro, por isso a imagem vista hoje na Barra foi diferente da descrita anteriormente. 

Mas isso não diminuiu o entusiasmo do professor Gabriel Nascimento, 34, e seu grupo de amigos, que foram arrumados para um dia comum na praia, além da companhia de suas  lentes nº14 e cartelas de papelão.  “Onde eu pude alcançar, eu divulguei, pros meus alunos, pros amigos”, conta o professor que avisou sobre os perigos e cuidados necessários com o eclipse

O evento que pode parecer casual para alguns foi esperado ansiosamente por outros. O funcionário público Arnold Coelho, 52, afirma que é um entusiasta da astronomia e costuma observar o espaço em seu telescópio. “Sempre que posso acompanho esses eventos naturais”, disse. 

Para quem não esperava que esse sábado de sol seria acompanhado por um eclipse vale ficar atento, pois um fenômeno semelhante está marcado para acontecer em outubro de 2024. Tempo o bastante para arrumar um lugar na praia, lente de soldador, cartela de papelão e depois é só aguardar. 

Tags

Notícias Relacionadas