SMS intensifica ações educativas contra esquistossomose no Subúrbio de Salvador
As ações se iniciaram no último dia 3

Foto: Valter Pontes/Secom PMS
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador iniciou, na última terça-feira (3), uma série de ações educativas no Subúrbio para combater a esquistossomose, doença parasitária transmitida por caramujos em águas contaminadas. As atividades, que vão até o dia 18, acontecem das 8h às 17h em Unidades de Saúde da Família (USF) e envolvem palestras, estandes informativos com maquetes e quizzes interativos.
A ação é coordenada pelo setor de Educação e Mobilização Social do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) em parceria com a Subcoordenação de Ações Básicas (Sucab) e o Setor de Vigilância e Controle de Animais Sinantrópicos (Sevas). O objetivo é alertar a população sobre a doença, formas de transmissão e medidas de prevenção. As orientações são feitas principalmente nas USFs Colinas de Periperi, Nova Constituinte e Beira Mangue.
A esquistossomose, causada pelo verme Schistosoma mansoni, é transmitida por contato com águas contaminadas por cercárias liberadas por caramujos infectados. Os sintomas variam desde febre e dores no corpo até diarreia, cólicas e aumento do fígado, podendo evoluir para problemas mais graves. A campanha busca, por meio de atividades lúdicas e educativas, esclarecer a população sobre os riscos e como se proteger da doença.