Servidor baiano será primeiro homem negro a ocupar cargo de diretoria no BC
Indicado por Fernando Haddad, Ailton dos Santos Aquino será diretor de fiscalização da autarquia
Foto: Reprodução/Redes Sociais
O servidor Ailton dos Santos Aquino será o primeiro homem negro a ocupar um cargo na diretoria do Banco Central (BC) do Brasil. O baiano, natural de Jequié, foi nomeado na segunda-feira (8) pelo ministro da economia Fernando Haddad.
Com a nomeação, Ailton será diretor de fiscalização da autarquia. Ele substituirá Paulo Sérgio Neves de Souza, indicado durante o mandado do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Segundo informações do g1, antes de assumir o cargo, Ailton vai passar por uma sabatina no Senado Federal, que ainda não tem previsão para acontecer.
O novo diretor já tem experiência no Banco Central, onde atualmente é auditor chefe. Com mais de 25 anos de empresa, ele já assumiu a chefia do departamento de contabilidade, orçamento e execução financeira do BC.
Segundo apuração da revista exame, Ailton é formado em ciências contábeis e direito pela Universidade do Estado da Bahia e pelo UDF Centro Universitário, respectivamente. Ele concluiu a pós-graduação em ciências contábeis pela Universidade do Estado da Bahia em 1997. O servidor conta com especializações em contabilidade internacional, engenharia econômica de negócios e direito público.