NotíciasCidadeSecretário de Penitenciária é exonerado após chacina dentro da Lemos Brito

Secretário de Penitenciária é exonerado após chacina dentro da Lemos Brito

Guerra entre facções deixou seis mortos e 38 feridos, alguns em estado grave

| Autor: Redação

Foto: Carol Garcia/GOVBA

O secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia, Nestor Duarte, foi exonerado do cargo após a rebelião e confronto entre facções que deixou seis detentos mortos e 38 feridos na Penitenciária Lemos Brito, no bairro de Mata Escura, em Salvador, no último domingo (20).

A exoneração foi publicada na manhã desta terça-feira (22), no Diário Oficial do estado da Bahia. Com a saída de Nestor Duarte, quem assume o cargo interinamente é Luís Antônio Nascimento Fonseca, que é o atual superintendente de Ressocialização Sustentável 

Antes de ser exonerado, Nestor Duarte havia declarado, em uma entrevista  à TV Bahia, que a rebelião e guerra entre fações dentro do presídio poderia ter  "repercussão, inclusive, na rua". 

“Essas mortes foram por disputa de espaço e isso pode ter repercussão, inclusive, na rua. Uma das vítimas fatais já tinha, inclusive, [cometido] várias mortes, e a polícia está apurando. É a polícia quem vai nos dizer o que aconteceu, para que a gente possa abrir inquéritos”, disse o ex-secretário.

Guerra entre Facções

Na tarde de domingo (20), uma rebelião com confronto entre grupos criminosos eclodiu na penitenciária Lemos Brito na Mata Escura, em Salvador, deixando sesis mortos e dezenas de feridos. 

Uma das vítimas da chacina é o traficante Daniel Pereira dos Santos, também conhecido como “Cuminho”. Ele foi acusado de comandar uma chacina que vitimou seis pessoas na Nova Constituinte, no bairro de Periperi, em 2014.  De acordo com as primeiras informações, Cuminho foi espancado, esfaqueado e baleado dentro do presidio. Além disso, um integrante de uma facção arrancou o coração do traficante dentro do complexo penal.

Armas nas mãos dos detentos 

As Secretarias da Segurança Pública (SSP) e de Administração Penitenciária (Seap) estão investigando a entrada de armas de fogo no Complexo de Mata Escura. Uma pistola calibre 40 foi encontrada em uma cela da Lemos Brito, durante revista realizada na segunda-feira (21).

Tags

Notícias Relacionadas