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Salvador Restaurant Week: um menu acessível; saiba mais

Evento acontece até 16 de junho em Salvador

| Autor: Gabriela Domingos

Foto: Leonardo Freire

A 23º edição do Salvador Restaurant Week está acontecendo na capital baiana desde o dia 16 de maio e segue com a programação até o dia 16 de junho de 2024. O evento, que nasceu em Nova York há muitos anos, tem como objetivo democratizar a boa gastronomia.

Em Salvador, o festival aconteceu pela primeira vez em 2011 e seguiu até 2013 com uma edição ao ano. A partir de 2014 o evento ganhou duas edições ao ano durante 30 dias nos meses de maio/junho e outubro/novembro. Durante o período de realização, os restaurantes participantes oferecem um menu com entrada, prato principal e sobremesa por um preço fixo.

“Foi a partir do sucesso desse formato do restaurante week, com entrada, prato principal e sobremesa, que, quando acabava o evento, os restaurantes queriam continuar ofertando isso. E aí, em tese, criou-se muitos menus executivos, que os restaurantes usam hoje em dia, em momentos que o festival não está acontecendo”, contou Helaine Schindler, produtora executiva da Lícia Fábio Produções, equipe que faz a produção do evento em Salvador.

O primeiro critério observado pela produção do evento é que o estabelecimento seja de fato um restaurante e que tenha uma boa gastronomia.

“A gente avalia também os menus dos restaurantes para verificar a relação custo-benefício de participar do festival, porque se o menu do restaurante é muito compatível com o menu do restaurant week, o consumidor não vê muita vantagem em participar. Os restaurantes que têm mais sucesso no festival são aqueles que normalmente o cardápio da casa é mais alto do que o menu oferecido pelo Restaurant Week”, disse Schindler.

Hoje, o evento conta com três padrões de menu: convencional, plus e premium. De acordo com Helaine, dessa forma fez crescer a quantidade de adesão dos restaurantes no evento agregando estabelecimentos diferentes e com variadas ofertas. Os preços são definidos pelo Brasil Restaurant Week, empresa que detém os direitos para a realização do evento no Brasil.

“Eles fazem um estudo de mercado de todas as principais capitais no evento, e aí, com pesquisa, eles estabelecem os valores das categorias que atendem a todo o mercado”, afirmou a produtora executiva.

Um dos participantes veteranos do Restaurante Week é o “705 Restaurante e Bar”, localizado em Pituaçu, o local recebe o evento pela 5º vez. 

“Meu critério de criação para o Restaurant Week sempre é baseado na gastronomia regional.  Preciso ter ingredientes do dia a dia e me inspirar no que comemos nas feiras e aí vou testando combinações até acertar uma receita ideal”, comentou Jadson Nunes, chef residente do restaurante e assinante do menu week no 705.

Jadson relatou também que não costuma repetir nos pratos escolhidos para o evento porque entende a singularidade de cada edição. “Eu uso o festival como “laboratório” para minhas criações de menu Almoço - 705, percebo a aceitação dos pratos e incluo no menu da casa”.

No próximo dia dos namorados, 12 de junho, o “705 Restaurante e Bar” irá funcionar com o menu do R.W apenas no almoço. As pessoas interessadas em conhecer o restaurante não necessariamente precisam fazer reserva.

“Possuímos dois salões, com capacidade para cerca de 200 pessoas sentadas. Então por conta disso trabalhamos todos os dias sem a necessidade de fazer reserva para o Week, mas o cliente pode fazer sua reserva também se assim preferir”, comentou o chef Nunes.

A média nacional do evento é entre 1.500 e 1.700 menus vendidos por estabelecimento participante. Hoje, em Salvador, o evento conta com 107 restaurantes e a estimativa é de que quase 200 mil pessoas participem do evento e mais de 21 milhões sejam faturados nesta edição.

“A experiência do Week foi muito boa! Tive a oportunidade de experimentar pratos incríveis e conhecer novos restaurantes que eu ainda não tinha visitado. A qualidade dos pratos estava excelente e o atendimento foi muito bom”, relatou Kamila Leite, consumidora do evento em Salvador.

Kamila relatou também que acha fantástica a ideia do festival e que é uma oportunidade para aos amantes da boa gastronomia experimentarem novos sabores e diferentes estilos culinários.

“Já conheci quatro restaurantes durante as edições do Restaurant Week. Foi uma experiência enriquecedora, e tenho vontade de conhecer outros”, disse Leite.

Confira os restaurantes participantes na 23º edição do Salvador Restaurant Week que segue até o dia 16 de junho: https://maitredigital.com.br/salvadorrestaurantweek 
 

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