Salvador registra dia mais quente do ano com 35,2°C
Altas temperaturas são causadas por massa de ar quente e seco, segundo Cemadec
Foto: Divulgação
O último domingo (2) foi o dia mais quente do ano em Salvador, com os termômetros marcando 35,2°C, de acordo com o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec). Segundo o órgão, as altas temperaturas são resultado da atuação de uma massa de ar quente e seco associada a um sistema de alta pressão, que mantém o tempo firme na capital baiana.
A última vez que Salvador registrou um calor ainda mais intenso foi em 14 de janeiro de 2024, quando a temperatura atingiu 36,2°C na Base Naval de Aratu.
O meteorologista da Codesal, Giuliano Carlos do Nascimento, explica que sistemas de alta pressão costumam estar associados a massas de ar quente e seco, aquecendo ainda mais o ar e reduzindo a umidade. Esse fenômeno geralmente tem origem em áreas desérticas ou regiões de clima árido.
Nessas condições, a umidade do ar diminui porque o movimento descendente do ar impede a formação de nuvens e precipitação, tornando o clima mais estável e seco, com temperaturas elevadas.