NotíciasCidadeSalvador lança Patrulha Guardiã Maria da Penha para combater violência doméstica

Salvador lança Patrulha Guardiã Maria da Penha para combater violência doméstica

Programa foi lançado na tarde desta segunda-feira (17)

| Autor: Redação

Foto: Valter Pontes

Salvador inaugurou hoje a Patrulha Guardiã Maria da Penha, uma iniciativa da Guarda Civil Municipal (GCM) voltada para a prevenção e assistência em casos de violência doméstica e familiar contra mulheres. O decreto de criação do grupo foi assinado pelo prefeito Bruno Reis nesta segunda-feira (17), fortalecendo o compromisso municipal com a efetivação da Lei Maria da Penha.

Os agentes da Guardiã Maria da Penha serão responsáveis por intervenções tanto em ocorrências flagradas pela própria corporação quanto pela Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ). O principal objetivo do grupo é atuar de maneira proativa e ostensiva, assegurando a segurança das vítimas durante deslocamentos para unidades de atendimento especializado.

Além disso, a equipe terá o papel crucial de identificar e encaminhar as ocorrências para a rede de apoio à violência doméstica e familiar da Prefeitura. A elaboração de relatórios detalhados e a transmissão de informações relevantes à Polícia Civil e à Defensoria Pública também estão entre as atribuições dos agentes.

O prefeito Bruno Reis afirmou que a patrulha é mais um passo importante criado pela Prefeitura nos últimos anos com este fim. “Hoje, o nosso município tem toda uma política estruturada de combate à violência contra a mulher. Podemos apresentar inúmeras ações que fizemos para empoderar as mulheres na nossa cidade. Mais do que palavras, o que vale são ações. E apesar de termos aumentado os atendimentos, o mais importante é reduzir o número de feminicídios. Neste trabalho, junto com a Deam, conseguimos reduzir em 50% esse dado aqui em Salvador”, disse.

Tags

Notícias Relacionadas