Salvador é a terceira capital mais procurada para feriadão de Páscoa, diz site
A busca pela capital baiana cresceu em 104% comparado ao mesmo período em 2024

Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS
Salvador é o 3º destino mais procurado, entre as opções domésticas, para curtir o feriadão que começa na Sexta-Feira Santa (18) e termina no Dia de Tiradentes, segunda (21). A informação é da plataforma KAYAK, que atua como buscador de viagens e registrou um aumento de procura de passagens para a capital baiana de 104% em comparação com o mesmo período do ano passado. O site registrou um crescimento de 116% na busca por passagens aéreas para dentro do país, além de aumento de 72% para aluguel de carro. Conforme o gerente nacional da plataforma, Gustavo Vedovato, há duas razões que explicam a alta procura por Salvador e nas passagens aéreas para todo o país. “Em feriados prolongados esse apelo turístico de Salvador com clima agradável, cultura vibrante e belas praias ganha ainda mais força. Além disso, o calendário do segundo semestre tem poucos feriados prolongados, o que pode ter incentivado os viajantes a aproveitarem essa chance agora”, afirma.
Esse levantamento foi feito com base nas buscas na plataforma de 01/12/2024 a 09/03/2025 por voos de ida e volta, em classe econômica, de todos os aeroportos do Brasil, para todos os aeroportos do Brasil, com datas de viagem entre 17 e 21/04/2025; em comparação com buscas no mesmo parâmetro de 12/11/2023 a 18/02/2024 para viagens entre 28/03 e 01/04/2024. Não é de hoje que Salvador se destaca nas pesquisas de intenção de viagem e no movimento turístico, conforme o diretor de relações institucionais da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis - Seção Bahia (ABIH-BA), Thiago Sena, "a expectativa para o feriadão é de que a rede hoteleira registre alta nas taxas de ocupação. A procura por hospedagem já está maior que a do ano passado para o período."
O presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens da Bahia (ABAV), Jean Paul Gonze, conta que esse aumento na busca pela capital baiana tem a ver com a estrutura da cidade para receber esse movimento. “Embora os valores das passagens sejam caros, Salvador tem se estruturado para receber os turistas, com novos produtos que as pessoas podem visitar. Principalmente quem vem do interior, que são quem mais visitam Salvador”, comenta. O movimento contrário, de quem sai da capital para o interior do estado, também ganha força neste período de feriado prolongado, como indica o diretor da ABIH-BA. “Os feriados prolongados são importantes para Salvador, mas principalmente para o turismo no interior do estado, que depende muito desses períodos. Esse ano temos um calendário que favorece muito isso, com alguns feriados prolongados. Esses momentos são oportunidade para o interior que não tem o turismo de eventos e corporativo que a gente tem aqui”, indica Thiago.
Feriados como este são importantes para o turismo por conta da parcela da população que aproveita para viajar mais vezes ao longo do ano, sem necessidade de tirar férias. Os únicos destinos mais procurados que a capital foram Rio de Janeiro, como cenário mais buscado, e São Paulo, logo em seguida.