NotíciasCidadeSaiba como descartar o lixo adequadamente e não prejudicar os garis

Saiba como descartar o lixo adequadamente e não prejudicar os garis

Equipe do Varela Net traz um guia de como jogar o lixo fora, principalmente os materiais perfurocortantes, e evitar que profissionais da limpeza e catadores se acidentem

| Autor: Vinicius Viana

Foto: Igor Santos / SECOM PMS

Os profissionais da Empresa de Limpeza Urbana do Salvador (Limpurb), também conhecidos como garis, sofrem diariamente com o risco de acidentes com materiais perfurocortantes descartados de forma irregular pela população soteropolitana. Ciente dos graves problemas vivencidados diariemante por esses trabalhadores, a equipe de reportagem do Varela Net foi em busca de informações, como locais adequados para descarte dos mais diversos materiais e como faze-lo adequadamente. 

Em matéria publicada pelo Varela Net, os garis pediram socorro e disseram que é comum “encontrar nas praias centenas de garrafas de vidro, cacos de vidro e palitos de churrasco", e completaram: "Alguns banhistas até deixam o palito enterrado na areia da praia com a ponta pra cima e não estão nem aí. Muitas das vezes a gente pisa e perfura não somente a bota, mas o pé do colaborador”.

A Limpurb informou que realiza trabalhos de conscientização na internet sobre o descarte correto e que “segue publicando conteúdos relevantes acerca das práticas sustentáveis mantendo os cidadãos sempre informados da melhor forma de gerir seus resíduos”.

Confira algumas orientações:

Como é feito o trabalho de conscientização sobre o descarte correto? 
A Limpurb, através da sua equipe de educação ambiental, promove ações de sensibilização e conscientização da população em relação às boas práticas para com os resíduos sólidos, que entre elas está o descarte seguro e ambientalmente adequado. Por conta da pandemia do Covid-19 as ações presenciais atualmente não estão sendo realizadas, no entanto, por meio das suas mídias sociais a Empresa segue publicando conteúdos relevantes acerca das praticas sustentáveis mantendo os cidadãos sempre informados da melhor forma de gerir seus resíduos. 

Como e onde a população pode fazer o descarte seguro dos materiais?
Materiais perfurocortantes, a exemplo de seringas e agulhas contaminadas, quando descartados de forma inadequada diretamente no “lixo” doméstico, podem trazer diversos riscos à saúde dos coletores. Sendo assim, é recomendado que estes materiais sejam depositados dentro de uma caixa e entregue nos postos de saúde, onde, posteriormente, terão uma destinação final segura. Havendo impossibilidade da entrega, antes de descartar na lixeira, depositar dentro de uma garrafa pet ou recipiente plástico com tampa e inserir na parte externa que se trata de “material perfurocortante”. 
    
No que tange ao descarte correto dos vidros, em Salvador, a prefeitura, por meio de parceria com o programa SO + MA Vantagens (Casas SO+MA), disponibiliza à população pontos de entrega voluntária desse tipo de material. 

O programa SO + MA Vantagens possui como objetivo principal influenciar novos comportamentos e estimular atitudes positivas, funcionando através de um sistema de benefícios por meio do qual os cidadãos transformam seus materiais recicláveis em pontos, que podem ser trocados por produtos alimentícios, de higiene pessoal e por cursos profissionalizantes.

Saiba onde ficam os onze contêineres estão espalhados por bairros cidade de Salvador para a população fazer o descarte correto dos matérias. São eles: 

•    Stella Maris – Praça de Stella Maris;
•    Paripe – Prefeitura Bairro Paripe;
•    Ribeira – Largo do Papagaio;
•    Pituba – Praça Ana Lúcia Magalhães;
•    Periperi – Praça da Revolução;
•    BIG Iguatemi – Avenida Antônio Carlos Magalhães, nº 3650;
•    Cajazeiras – Campo da Pronaica, Cajazeiras X;
•    Imbuí – Praça do Imbuí;
•    Assaí Mussurunga – Rua Professor Plínio Garcez de Sena, nº 1240; 
•    Pilar – Rua do Pilar;
•     Rio Vermelho – Praça Caramuru, nº 02.

Tags

Notícias Relacionadas