Protesto contra veto de pensão anunciado por Lula causa congestionamento na Paralela
Manifestantes protestam contra veto à pensão vitalícia destinada a famílias de crianças com deficiência decorrente da infecção pelo vírus da Zika
Foto: Reprodução/Instagram
Na tarde desta segunda-feira (13), dezenas de pessoas ocuparam a avenida Paralela, em Salvador, para protestar contra o veto à pensão vitalícia destinada a famílias de crianças com deficiência decorrente da infecção pelo vírus da Zika. O veto foi anunciado pelo presidente Lula (PT) e substituído por uma indenização única de R$ 60 mil, medida que gerou insatisfação entre os manifestantes.
Um vídeo publicado nas redes sociais mostra o congestionamento causado pelo protesto. Segundo a pessoa que gravou o conteúdo, a manifestação ocorre próximo às imediações do Shopping Paralela. Segundo os protestantes, a pensão era de suma importância para as famílias e que o valor único de R$ 60 mil, oferecido pelo presidente, não atende as suas necessidades.
A medida provisória que prevê o pagamento da indenização foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) na última quinta-feira (09). “Fica instituído apoio financeiro à pessoa nascida entre 1º de janeiro de 2015 e 31 de dezembro de 2024, com deficiência decorrente de síndrome congênita causada pela infecção da genitora pelo vírus Zika durante a gestação", diz a publicação.