NotíciasCidadePrograma Morar Melhor reforma mais 100 casas em Brotas e leva dignidade a moradores

Programa Morar Melhor reforma mais 100 casas em Brotas e leva dignidade a moradores

Com mais de 900 imóveis já beneficiados no bairro, iniciativa da Prefeitura de Salvador transforma realidades e preserva histórias familiares

| Autor: Redação - Varela Net
A imagem mostra o prefeito Bruno Reis na entrega do programa Morar Melhor em Brotas

A imagem mostra o prefeito Bruno Reis na entrega do programa Morar Melhor em Brotas |Foto: Douglas Santos

Mais 100 famílias do bairro de Brotas tiveram suas residências reformadas pelo Morar Melhor, programa da Prefeitura de Salvador. As casas foram entregues nesta segunda-feira (28) pelo prefeito Bruno Reis, que esteve no local acompanhado do vereador Julio Santos e do secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos de Souza. Com a nova entrega, o bairro já contabiliza 900 imóveis contemplados com melhorias, garantindo mais bem-estar e segurança para seus moradores.

Esta é a quarta vez que o programa realiza intervenções habitacionais em Brotas. Uma das famílias beneficiadas nesta etapa foi a da aposentada Maria Correia Dias, de 70 anos, moradora da Travessa Santo Eládio há quase seis décadas. Nascida em Bravo, distrito de Serra Preta, no centro-norte baiano, Maria vive na mesma casa desde então — um imóvel que sofria com graves problemas estruturais, especialmente no telhado, que permitia a entrada de água durante as chuvas.

“Tinha vezes que a gente até tinha medo de entrar no quarto, achando que podia desabar. Não caiu porque era telha de amianto, mas se fosse de barro já teria desabado. Era goteira para todo lado. A gente colocava baldes, bacias, de tudo para tentar segurar a água. Mas, graças a Deus, agora todo esse problema está resolvido”, contou a aposentada.

Além da troca do telhado, que eliminou as infiltrações, a residência recebeu outros serviços, como substituição de portas, janelas e esquadrias, reboco, troca de piso e pintura. João Pinheiro Dias, também aposentado e marido de Maria, celebrou as melhorias: “Comprei parte dessa casa e, ao longo dos anos, fui ampliando. Aqui criamos nossos três filhos. Gostei muito da troca do telhado e da pintura. Estou muito feliz por essa transformação”, disse.

Para o vereador Julio Santos, o sentimento é de missão cumprida: “Dona Maria, uma senhora de setenta anos, que o sonho dela era reformar a casa, mas pelas suas condições jamais poderia fazer isso. Então, quando a gente indica um programa como este da prefeitura de Salvador que traz mudanças e melhorias, a gente se sente muito realizado. Esse é o nosso trabalho como vereador da cidade de Salvador.”

Bruno Reis comentou sobre o impacto do programa Morar Melhor na vida de moradores como Dona Maria e Seu João, que enfrentavam dificuldades financeiras que impediam a reforma de suas casas. O gestor ressaltou também que, além de melhorar a infraestrutura urbana, o programa leva dignidade às famílias.

“As pessoas já estão acostumadas a ver a Prefeitura asfaltando ruas, colocando iluminação, construindo escadas, unidades de saúde, escolas, quadras e parques. Mas não estão acostumadas a ver a Prefeitura bater à porta e dizer: ‘Dona Maria, tudo bem? Nós somos do programa Morar Melhor e viemos reformar a sua casa’. Isso não é comum. São poucas prefeituras no Brasil que fazem isso”, disse.

O prefeito lembrou que, com o dinheiro da aposentadoria, o casal não tinha orçamento suficiente para reformar o lar. “Essa é a realidade de muitas casas reformadas pelo programa: goteiras e infiltração. Vejam o alcance do programa Morar Melhor: primeiro, traz dignidade para a família; segundo, preserva a história dessas pessoas, que continuam morando onde construíram suas vidas, sem mudar de endereço; terceiro, é uma ação de saúde pública, porque protege da chuva, das infiltrações e dos problemas respiratórios”, completou o prefeito.

Mariana Correia Dias, 43 anos, filha do casal, também relatou os desafios vividos antes da intervenção. Ela morou no local até se casar, há um ano.  “Além do telhado, que já estava tomado por cupim e quase desabando, o banheiro também estava ruim, com muita infiltração, assim como outras partes da casa. Eu até coloquei um pouquinho de piso, porque parte da casa não tinha, mas só até a metade. Depois da reforma ficou perfeito: trocaram o telhado, colocaram piso na cozinha, que antes era de chão batido, e ainda fizeram a pintura e a textura. A cozinha tinha muito mofo. Agora ficou tudo lindo”, comemorou.

Segundo o secretário Luiz Carlos, o programa completa 10 anos em 2025 e a meta é chegar a 60 mil imóveis reformados até o final do ano, beneficiando mais de 240 mil pessoas. “Dona Maria, aposentada, sem perspectivas de reforma por falta de condições, é um exemplo do que é o papel do Morar Melhor: levar dignidade, esperança, vida e alegria. Como o próprio nome do programa diz: mudar de vida sem mudar de endereço. No total, estamos chegando a quase 56 mil casas reformadas, 55.429, para ser preciso, e hoje entregamos mais 100 casas”, comentou.

Tags

Notícias Relacionadas