Prefeitura interdita área após queda de contenção no Porto da Barra
Homem mexe na estrutura durante discussão, cai e provoca efeito dominó; ninguém ficou ferido

Foto: Divulgação
A Prefeitura de Salvador isolou com placas de alumínio o espaço onde antes estavam os piquetes de contenção no Porto da Barra, próximo ao Forte São Diogo. As estruturas foram derrubadas na quarta-feira (26) por um homem ainda não identificado.
Imagens registradas por câmeras municipais mostram que o homem discutia com outro rapaz, e, em meio ao desentendimento, ambos se empurraram. Durante a confusão, ele acabou tocando em uma das estruturas de contenção, que estavam interligadas por correntes. Isso resultou em um efeito dominó, fazendo com que os 11 piquetes caíssem, assim como ele, que despencou na areia.
Diante do ocorrido, equipes da Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) e da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (DESSAL) instalaram placas metálicas no local até que uma nova barreira definitiva seja colocada.
Além disso, nesta quinta-feira (27), o Ministério Público da Bahia recomendou que a Prefeitura adote medidas emergenciais após o incidente. Entre as ações sugeridas estão a instalação de um guarda-corpo provisório para evitar quedas, que deverá permanecer até que uma proteção definitiva seja implementada; a proibição da reinstalação das estruturas anteriores nas mesmas condições, a menos que sejam reforçadas para prevenir novos acidentes; e a realização de uma fiscalização contínua na área.