NotíciasCidadePrefeitura inaugura nova UFS e Caps do Areal

Prefeitura inaugura nova UFS e Caps do Areal

Prefeitura de Salvador inaugura complexo de saúde e nova sede do Conselho Tutelar no Areal

| Autor: Lucas Vieira

Foto: Lucas Vieira/Varela Net

A comunidade do Areal e da Península de Itapagipe celebrou a inauguração do Complexo Dr. José Carlos Pitangueira, uma novidade na oferta de serviços de saúde e assistência na região. Composto por uma Unidade de Saúde da Família (USF) e um Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Infância e Adolescência, o complexo promete atender às demandas locais de forma abrangente.

Ao lado das estruturas de saúde, uma nova sede do Conselho Tutelar I - Roma foi inaugurada, reforçando o compromisso com a proteção dos direitos das crianças e adolescentes na Cidade Baixa. O local oferecerá suporte às famílias e orientação em casos de ameaças ou violações de direitos, com uma equipe dedicada e dinâmica.

O prefeito Bruno Reis enfatizou a importância histórica da inauguração, destacando que há décadas a comunidade esperava por um atendimento médico mais acessível. Com quatro equipes de saúde da família e uma gama de serviços complementares, a USF tem capacidade para atender até 12 mil pessoas cadastradas, oferecendo cuidados desde consultas médicas a vacinas e serviços odontológicos.

O novo Centro de Atenção Psicossocial do Areal complementa os serviços de saúde mental, proporcionando atendimento intensivo e diversificado para crianças e adolescentes. Com uma capacidade de aproximadamente 500 atendimentos por mês, a unidade busca abordar as necessidades específicas dessa faixa etária, promovendo o bem-estar psicológico e emocional da comunidade local.

Um dos médicos da família, Dr. Leonardo Melo, nos contou um pouco sobre como e quando começará os atendimentos da UFS.
"Agora que já inauguramos, o processo todo já vai começar amanhã, a gente vai passar por um período de cadastramento das famílias da região, a gente vai fazer toda a cobertura do pessoal. Saindo nas ruas, vendo as pessoas, o território, e aí fazendo essa contabilidade a gente já começa a fazer o cadastro das famílias aqui, divide por bloco, por médico que vai atender. Mas demanda espontânea, a gente já vai começar o mais rápido possível." Disse Leonardo.

Tags

Notícias Relacionadas