Prefeitura entrega novo Camelódromo de Sussuarana com cobertura termoacústica
Espaço conta com 833 metros quadrados e possui 31 boxes e sanitários
Foto: Valter Pontes / Secom PMS
A Prefeitura de Salvador entregou nesta sexta-feira (12) um novo espaço para os trabalhadores do comércio autônomo da capital baiana. O prefeito Bruno Reis e o secretário de Ordem Pública (Semop), Alexandre Tinôco, estiveram presentes na inauguração do Camelódromo de Sussuarana, equipamento composto por duas edificações na Avenida Ulysses Guimarães. O camelódromo visa dar mais conforto e dignidade para esses trabalhadores.
O espaço conta com 833 metros quadrados de área e possui 31 boxes e sanitários, inclusive para pessoas com deficiência, além de área para estacionamento de veículos, bancos, lixeiras, piso intertravado e iluminação em LED.
O prefeito Bruno Reis afirmou que a entrega do camelódromo foi um compromisso feito com a categoria na ocasião da requalificação da Avenida Ulysses Guimarães. “Isso é cuidar das pessoas, é ter a preocupação de possibilitar que o pai e a mãe de família possam, através do seu trabalho, garantir o seu sustento e dos seus entes queridos. Eles trabalhavam nesta área sem condições dignas, por isso assumimos o compromisso de ordenar e de implantar o que, na prática, é um centro comercial, é muito mais do que um camelódromo. Agora, eles podem trabalhar com toda a dignidade”, disse.
As estruturas contaram com um investimento de R$1,7 milhão e possuem paredes em alvenaria de blocos cerâmicos, acessos por rampa estrutural e escada, além de cobertura em telhas termoacústicas capazes de reduzir a sensação de calor e os ruídos provocados pelo som ambiente. O projeto foi elaborado pela Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra).
“Agora tem mais segurança para as pessoas que transitam aqui, porque ampliamos as calçadas, agora os clientes vão poder comprar sem a preocupação de um acidente, e tudo isso garante, sem sombra de dúvidas, o incremento na renda dessas pessoas que, além de não terem prejuízos com as perdas das mercadorias, podem armazená-las aqui, sem precisar levar e trazer todo dia”, disse o prefeito Bruno Reis, garantindo mais segurança aos trabalhadores.
Foto: Valter Pontes / Secom PMS
O secretário Alexandre Tinôco afirmou que o novo espaço beneficia os comerciantes que já atuavam na região. “Quando a Prefeitura identifica a área que vai receber o camelódromo, a gente faz a selagem, identificando quais são as pessoas que ali trabalham, pra poder distribuir para elas, que são as pessoas da própria comunidade, que já têm uma história de comércio no local”, afirmou.
No local atuam comerciantes de diferentes segmentos, desde produtos de alimentos em geral até prestadores de serviços gerais, como chaveiros e cabeleireiros. Os 31 boxes foram distribuídos em dois prédios, sendo 16 num edifício e 15 no outro. Além disso, a Semop ordenou os food trucks e demais carrinhos de alimentos que ocupavam as ruas do entorno, facilitando a mobilidade do bairro.