NotíciasCidadePrefeitura de Salvador promove encontro para ampliar participação feminina no transporte público

Prefeitura de Salvador promove encontro para ampliar participação feminina no transporte público

O secretário da Semob, Fabrizzio Muller, ressaltou que a iniciativa planeja incluir mais mulheres na operação do transporte público

| Autor: Redação - Varela Net
Prefeitura de Salvador promove encontro para ampliar participação feminina no transporte público

Foto: Bruno Concha / Secom PMS

Na manhã da última sexta-feira (29), a Prefeitura de Salvador, através das secretarias de Mobilidade (Semob), Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), realizou a oficina de construção do plano de ação do programa "Mulheres no Transporte Público". O evento, ocorrido no auditório da Semob, reuniu representantes das empresas de transporte público da cidade para discutir estratégias visando aumentar a participação feminina no setor.

O secretário da Semob, Fabrizzio Muller, ressaltou que a iniciativa planeja incluir mais mulheres na operação do transporte público, historicamente dominado por homens. Inspirado no programa "Mulheres no Volante" da SPMJ, que capacitou mulheres para se tornarem motoristas de ônibus, o novo projeto tem em vista capacitar mulheres para diversas áreas do transporte, como mecânica e cargos de liderança.

A secretária da SPMJ, Fernanda Lordêlo, enfatizou a importância de quebrar estereótipos e ampliar a diversidade no setor, visando inserir mulheres em todas as áreas e melhorar os índices de representatividade feminina no transporte público de Salvador. Taline Costa, gerente de Estudos e Pesquisas da Semob, destacou a importância de ampliar a participação feminina e desenvolver um plano de ação com metas e prioridades claras.

Nathália Peixoto, chefe do Escritório de Cooperação Internacional de Salvador, mencionou a relevância da pauta de mobilidade com um olhar de gênero e a intenção de trazer projetos bem-sucedidos de outras cidades para Salvador. Ela acrescentou ser emocionante ver as mulheres ocupando espaços tradicionalmente masculinos no transporte público e contribuir para essa discussão.

Tags

Notícias Relacionadas