Prefeitura de Salvador chega à 30ª escola inaugurada desde 2021 com unidade na Mata Escura
Prefeito Bruno Reis destacou que a obra faz parte de um plano de modernização da rede escolar

Foto: Valter Pontes / Secom PMS
A Prefeitura de Salvador inaugurou na manhã desta segunda-feira (7), a sua 30ª escola desde 2021 com a reconstrução da Escola Municipal Maria Constança, na Mata Escura. A unidade, que agora pode atender até 700 alunos por turno, oferece educação em tempo integral e atenderá ao Ensino Fundamental I e II, além da EJA. O investimento foi superior a R$ 15 milhões, resultando em uma escola moderna com 21 salas de aula climatizadas, quadra poliesportiva, áreas de lazer e recursos sustentáveis, como energia solar.
O prefeito Bruno Reis destacou que a obra faz parte de um plano de modernização da rede escolar, com 22 escolas semelhantes quase prontas e a meta de construir mais 30 unidades nos próximos anos. “Essa é a 30ª escola que nós inauguramos. Se tomarmos como média esse investimento de 15 milhões de reais, só aí são 450 milhões de reais, quase meio bilhão. Temos outras 22 escolas como essa, praticamente prontas, para entregar. E além dessas 22, minha meta nesses próximos quatro anos é construir pelo menos 30 novas unidades em nossa cidade”, disse o chefe do Executivo municipal.
O secretário de Educação, Thiago Dantas, ressaltou que a reforma atendia a uma antiga demanda da comunidade.“Era uma reivindicação da comunidade da Mata Escura. Foi uma escola que tive oportunidade de conhecer antes da reforma e realmente já não apresentava condições de servir como equipamento público educacional para oferecer a qualidade que todos nós queremos para a rede municipal de ensino”, disse.
Alunos e funcionários elogiaram as melhorias. Cássia Santos, da EJA, comemorou o retorno aos estudos, enquanto Romilce Santos, mãe de um aluno com TEA, destacou os benefícios da nova sala de atendimento especializado.