NotíciasCidadePoliciais civis da Bahia paralisam atividades por 24h nesta quinta-feira (27)

Policiais civis da Bahia paralisam atividades por 24h nesta quinta-feira (27)

Lockdown da categoria ocorrerá toda semana; Categoria exige reajuste nos salários e plano de carreira

| Autor: Redação

Foto: Divulgação/SSP

Inicia nesta quinta-feira (27) a paralisação sugerida pelo Sindicato dos Policiais Civis da Bahia. A entidade determinou que em toda quinta-feira, a categoria deverá entrar em "lockdown" por 24 horas, como forma de protesto pelo reajuste nos salários, plano de carreira e obrigatoriedade do comprovante de vacinação atualizado para pessoas que precisem utilizar os serviços nas delegacias de todo o estado.

Dentre as pautas de reivindicações estão a regulamentação do Artigo 46, parágrafo 1º, da Lei 11.370/2009, que assegura o salário de nível superior para os servidores e reestruturação da carreira.

Apesar de a lei ter sido aprovada em 2009, o sindicato afirma que o governo do estado não encaminhou o projeto à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) e os servidores continuam a receber os vencimentos abaixo do que seria obrigatório por Lei.

De acordo com o presidente da entidade, Eustácio Lopes, hoje, o policial ingressa com R$ 3.900, remuneração baixa "para o risco de vida que corre".

Ainda de acordo com Eustácio, a Bahia tem somente 5.500 policiais civis nos seus quadros, para atender os 417 municípios baianos. Quando a recomendação mínima seria de pelo menos 11 mil agentes. Segundo ele, apesar de a categoria sempre tentar dialogar com o governo do estado, a gestão não atende os representantes da categoria.

A paralisação dos policiais civis ocorrerá de forma semanal. Serão suspensas as operações, diligências e oitivas. Só serão realizados flagrantes e levantamento cadavérico. 

Uma assembléia no Campo Grande será realizada no dia 10 de fevereiro.

Tags

Notícias Relacionadas