PF realiza operação para investigar compra de respiradores do Consórcio Nordeste
Polícia Federal apura possíveis desvios de dinheiro pública na transação malsucedida. Operação acontece na Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal
Foto: Reprodução
A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (26), uma operação que investiga supostos desvios de recursos públicos na compra de aparelhos respiradores pelo Consórcio Nordeste, bloco formado pelos estados da região, durante a pandemia da Covid-19.
A operação acontece nos estados da Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro, além do Distrito Federal, contando ainda com o apoio da Controladora-Geral da União (CGU). Ao todo, são 14 mandados de busca e apreensão à empresários, laranjas e lobistas com possível envolvimento no esquema. A investigação tem como alvo o contrato de R$ 45 milhões para a compra de 300 aparelhos respiradores, que deveriam ser usados no tratamento dos pacientes internados com Covid-19, mas não foram entregues, mesmo com o pagamento feito.
Em 2020, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) chegou a iniciar uma operação para investigar as compras, autorizadas pelo governador Rui Costa (PT), presidente do Consórcio Nordeste na época. Entretanto, o caso foi repassado para o Superior Tribunal de Justiça (STJ).