Pescador é surpreendido por baleia jubarte em Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro
"Nunca passei por isso, a baleia colocando a gente pra correr. Pensei que o barco fosse virar", disse Palu, pescador há mais de 45 anos
Foto: Ilustrativa/Elianne Dipp
O pescador Paulo Roberto de Freitas, de 60 anos, viveu uma situação inédita em seus mais de 45 anos de experiência no mar. Na última segunda-feira (18), o barco de Palu, como é conhecido, foi seguido por uma baleia jubarte em Arraial do Cabo, na região dos Lagos do Rio de Janeiro.
Paulo estava como mais dois homens em uma embarção e conseguiu gravar o momento. "Já vi várias baleias aqui pescando, já fiquei a deriva no mar, navio quase me pegou, mas nunca tinha passado por isso. Eu não sei o que houve, foi inexplicável. Fiquei apavorado, eu nunca vi levantando o barco, ela era muito grande", relatou.
É possível identificar a baleia nadando ao lado do barco no registro. Apavorado, Palu diz: "Oh Jesus, acelera Celso. Acelera aí se não vai dar ruim", diz.
Em outro momento, o pescador revelou que ficou com medo da embarcação virar. "Nunca passei por isso, a baleia colocando a gente pra correr. Pensei que o barco fosse virar", disse Paulo.
Em entrevista ao g1, Palu informou que estavam com a linha na água quando o animal se aproximou da embarcação.
"A gente contando as pessoas não acreditam, só tive tempo de filmar quando mandei o cara acelerar. Mas na hora eu fiquei em pânico. Cabeça pra um lado, rabo pro outro e a gente não podia engatar pra não machucar ela", disse.