NotíciasCidadeÔnibus elétricos ganham espaço: Salvador dá passo à frente em mobilidade sustentável

Ônibus elétricos ganham espaço: Salvador dá passo à frente em mobilidade sustentável

Evento reuniu gestores e técnicos de toda a Bahia e marcou o lançamento do Laboratório de Eletrificação de Frotas com testes em cinco cidades

| Autor: Redação - Varela Net
Ônibus elétricos ganham espaço: Salvador dá passo à frente em mobilidade sustentável

Foto: Divulgação/ Semob

Salvador sediou, na última quinta (22) e sexta-feira (23), a 6ª edição do Fórum Baiano de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana. O evento foi marcado pelo diálogo, pela troca de experiências e pelo intercâmbio entre cidades de diferentes portes, além de apresentar novidades, como o lançamento do Laboratório de Eletrificação de Frotas.

A iniciativa, promovida pela presidência do Fórum, selecionou cinco cidades baianas para participarem do projeto piloto com ônibus elétricos: Jequié, Camaçari, Feira de Santana, Luís Eduardo Magalhães e Vitória da Conquista. Salvador atuará como cidade modelo e liderança técnica, oferecendo suporte aos demais municípios, já que possui esse tipo de veículo em operação e infraestrutura consolidada. A capital também testará novos modelos de ônibus elétricos.

“Durante o encontro, foi realizada uma visita técnica aos ônibus elétricos que já circulam em Salvador, além da apresentação de veículos em fase de testes, fabricados por empresas nacionais e internacionais. Salvador, que já conta com uma frota em operação, irá compartilhar sua experiência com as demais cidades, contribuindo para o avanço da mobilidade urbana sustentável na Bahia, respeitando as particularidades de cada município”, explicou o titular da Semob, Pablo Souza.

Segundo Saulo Figueiredo, diretor executivo do Fórum, os veículos irão circular pelas cidades em sistema de rodízio. “A equipe técnica do Fórum vai coletar dados como consumo, desempenho dos veículos, custo de manutenção e informações gerais sobre o carregamento. Esses testes devem durar, em média, entre um mês e meio e dois meses. A ideia é que, na próxima reunião do Fórum, a gente já possa apresentar os resultados”, afirmou.

O Fórum contou com a participação de secretários de diferentes municípios, dirigentes de empresas públicas, presidentes de associações, órgãos, entidades e técnicos da área. Além da realização de debates técnicos e do compartilhamento de boas práticas, o evento marcou também a eleição de uma nova chapa para a presidência do Fórum no biênio 2025–2027. O titular da Semob foi o representante eleito para liderar a entidade nesse próximo período.

Tags

Notícias Relacionadas