NotíciasCidadeO uso indevido dos patinetes elétricos em Salvador

O uso indevido dos patinetes elétricos em Salvador

Patinetes chegaram esse ano na capital como grande novidade

| Autor: João Victor Viana

Foto: Lucas Moura/Secom PMS

Os patinetes elétricos chegaram esse ano em Salvador, como grande novidade no meio de transporte na capital. O serviço de aluguel do novo veículo funciona da mesma forma que as bicicletas, que também podem ser alugadas e para usar basta acionar o QR Code e desbloquear no aplicativo da Jet Brasil Patinete. Porém, com o grande número de pessoas usando os patinetes, muitos transtornos acontecem devido ao mau uso do veículo.

Desde quando foi inaugurado, em janeiro, até o final de março, 500 contas de usuários dos patinetes elétricos foram bloqueadas em Salvador. Entre os principais motivos dos bloqueios destaca-se o deslocamento com mais de uma pessoa e adultos responsáveis que liberam os equipamentos para menores de idade.

Na última semana, o vereador Marcelo Guimarães Neto apresentou um projeto de lei à Câmara Municipal de Salvador (CMS) que regulamenta a circulação dos patinetes elétricos na cidade. Uma das medidas propostas no documento diz respeito sobre as características técnicas dos veículos, além de estabelecer locais permitidos para a circulação e requisitos de segurança, como o uso de sinalização noturna, velocímetro e limitador de velocidade.
"Precisamos de regras para evitar conflitos entre pedestres, ciclistas e motoristas e assegurar que a mobilidade sustentável não coloque a segurança da população em risco", abordou o vereador.

Com o fim do período experimental de 90 dias, prefeitura vai publicar edital estabelecendo as regras de uso e exploração do serviço, sendo operado apenas pela empresa JET.


Nestes três meses, o grupo formado pela Secretaria de mobilidade (Semop), Transalvador e secretarias da Fazenda (Sefaz), turismo (Saltur) e da Ordem Pública (Semope) presenciou e fiscalizou a chegada do modal na capital.

Tags

Notícias Relacionadas