Novo viaduto é inaugurado para ampliar mobilidade na Avenida ACM
Viaduto promete aliviar fluxo de trânsito na região

Foto: Betto Jr./ Secom PMS
Na véspera do aniversário de 476 anos de Salvador, a Prefeitura entregou um novo viaduto na Avenida ACM, com o objetivo de reduzir congestionamentos e melhorar a mobilidade na região. A obra foi inaugurada nesta sexta-feira (28) pelo prefeito Bruno Reis e recebeu o nome do publicitário baiano Duda Mendonça (1944-2021).
O viaduto, localizado em frente ao 3º Batalhão de Bombeiros Militar, teve um investimento de R$ 50,7 milhões e conta com duas faixas para veículos e uma passarela para pedestres. A intervenção também incluiu obras de macrodrenagem, drenagem, pavimentação asfáltica, iluminação em LED e um projeto paisagístico com o plantio de 8,4 mil metros quadrados de grama esmeralda e 130 árvores, como ipês.
A obra foi projetada para desafogar um dos pontos mais críticos do trânsito na cidade. Antes, motoristas que trafegavam pela Avenida ACM no sentido Retiro e precisavam retornar para a região do Shopping da Bahia tinham que seguir até a Rótula do Abacaxi e utilizar o retorno próximo à Estação Acesso Norte. Com o novo viaduto, os condutores podem realizar o retorno antes do acesso à Avenida Bonocô, reduzindo significativamente o tempo de deslocamento.
Bruno Reis ressaltou que 30% da frota de Salvador, equivalente a 400 mil veículos, circula diariamente por essa região e que o viaduto trará mais fluidez ao trânsito. "Essa região, há pouco tempo, sofria muito com os engarrafamentos. Graças a tantas obras que realizamos, mudamos essa realidade", afirmou.
O secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos, destacou que a intervenção resultará em uma economia média de quase seis horas por mês no tempo de deslocamento dos condutores. “No horário de pico, o retorno na Rótula do Abacaxi levava 15 minutos. Agora, esse trajeto será feito em apenas um minuto”, explicou.
A prefeitura também está implementando outras melhorias viárias na região, incluindo um viaduto direcional, uma alça de acesso da Avenida Barros Reis à Avenida Bonocô e uma trincheira para facilitar a mobilidade no Cabula.
O prefeito reforçou que as ações fazem parte de um conjunto de investimentos para aprimorar a mobilidade em Salvador, incluindo o BRT e ligações entre bairros como Pau da Lima e Jaguaripe I. Segundo ele, os investimentos contribuíram para reduzir o tempo médio de deslocamento na cidade de quase 30 para 19 minutos, aproximando Salvador de Brasília, onde a média é de 17 minutos.
O viaduto homenageia Duda Mendonça, renomado publicitário baiano que teve grande influência no marketing político e empresarial. Seu filho, Alexandre Mendonça, esteve presente na inauguração e destacou a importância do reconhecimento. “Meu pai dedicou sua vida a enaltecer Salvador. Essa homenagem é um justo reconhecimento”, afirmou.