Neste 2 de Julho, relembre os principais personagens que marcam a data
Representações do povo, figuras históricas e heróis de última hora - confira quem são eles
Foto: Reprodução/ Governo do Estado da Bahia
Ao acompanhar os desfiles ou apenas celebrar o 2 de Julho, algumas pessoas acabam esquecendo quem são, ou o que significam, os personagens que recebem homenagens durante essa data, por conta dos importância que tiveram durante o período em que a Bahia lutava por sua independência.
Diante disso, o Varela Net resolveu refrescar a memória de seus leitores, e compilou grandes nomes que fazem parte da história da Independência da Bahia e do Brasil.
- Maria Quitéria
Maria Quitéria teve um papel emblemático na Independência da Bahia, principalmente por conta de sua história impactante. A baiana, natural de Camaçari, ao descobrir sobre uma batalha que seria travada na Bahia, resolveu abandonar a fazenda de sua família e se dirigiu até Salvador para lutar por seu país, se alistando para participar da luta disfarçada, fingindo ser um homem.
- Caboclo e Cabocla
O casal de caboclos, consideradas por muitos como as figuras principais do Cortejo, representam os diversos soldados que lutaram pelo país e suas características únicas, próprias de um Brasil miscigenado - que apesar de ser fruto da colonização, naquele momento tentava se desvincular totalmente do título de colônia.
- Joana Angélica
A abadessa Joana Angélica é conhecida por conta do sacrifício que fez em prol de suas irmãs. O Convento da Lapa, onde vivia , havia se tornado alvo do exército português, que possuía ordens para invadir o local. Entretanto, apesar de ter consciência do perigo a que estava exposta, ela tentou impedir a entrada dos europeus, bloqueando a porta com o seu próprio corpo. A religiosa foi golpeada diversas vezes por machados, e veio a óbito enquanto tentava proteger o convento.
- João de Botas
Durante as batalhas, este marinheiro originário de Portugal se aliou ao Brasil, e auxiliou a Bahia no que diz respeito à navegação e combate naval. Foi responsável por liderar frotas brasileiras contra as inimigas e participou também na construção de navios.
- Corneteiro Lopes
Segundo a crença popular, Corneteiro Lopes foi quem acabou garantindo a vitória da Batalha de Pirajá - de maneira cômica. Ao anunciar através de seu toque que os brasileiros deveriam permanecer avançando, ao invés de recuarem, acabou confundindo os portugueses, que por acreditarem que estavam em menor número, cessaram fogo.
- Maria Felipa
Maria Felipa foi responsável por criar um grupo de mulheres para lutar pela Independência na Bahia na Ilha de Itaparica. Elas realizavam emboscadas contra os portugueses, os enganando para coletar informações, participando de lutas físicas e incendiando seus navios.
- General Pedro Labatut
O General Labatut foi um militar francês, que veio ao Brasil a pedido de Dom Pedro I, com o intuito de lutar para garantir a emancipação oficial do país. E assim foi feito, o general foi uma das peças-chave durante para a batalha, principalmente por conta de suas estratégias.
Ao final de seu trabalho, quando as lutas com o exército de Portugal já haviam sido travadas e a independência brasileira proclamada, Labatut decidiu que não voltaria à França, nem participaria de guerras em outros países, e se estabeleceu na Bahia, vivendo no estado até o fim de sua vida.