Morre sexto detento após rebelião no presídio Lemos Brito
Vítima havia sido baleada no rosto e estava internada no Hospital Geral do Estado (HGE)
Foto: Divulgação
A rebelião na penitenciaria Lemos Brito, localizada na Mata Escura, em Salvador, iniciada no último domingo (20), deixou mais uma vítima fatal na noite da útima segunda-feira (21). O detento foi morto após levar um tiro no rosto.
De acordo com informações do secretario estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização, Nestor Duarte, a vítima, que não teve o nome divulgado, estava internada no Hospital Geral do Estado, mas não resistiu aos ferimentos. Com isso, sobe para 16 o número de feridos durante a rebelião.
Desdobramentos
Ainda de acordo com o secretário Nestor, 10 detentos foram retirados da Lemos Brito para o Conjunto Penal, também localizado no Complexo Penitenciário da Mata Escura, na tentativa de evitar contato com os demais presos, após a pasta entender que a presença deles no mesmo pátio poderia trazer riscos maiores. A Polícia Civil apura os fatos que levaram à rebelião através de um inquérito.
O Ministério Público contesta a Seap e diz que o número de feridos chega a 38, com base nos dados levantados nas unidades de saúde onde os presos foram atendidos. Ainda baseado nos dados de atendimento, como gravidade de ferimento dos detentos, por exemplo, o MP deve abrir um inquérito para investigar a rebelião e descobrir o que, de fato, teria dado início ao movimento.