Moradores de Cazajeiras 4 colocam lona em encosta por conta própria
Comunidade teme a possibilidade de deslizamentos de terra
Foto: Reprodução/TV Bahia
Moradores do bairro de Cajazeiras 4, em Salvador, instalaram uma lona na encosta da Rua Álvaro da Franca Rocha, por conta do risco de deslizamentos. Eles dizem que o problema já foi comunicado à prefeitura em 2014, mas até esta quarta-feira (20), a situação ainda não foi resolvida.
A encosta oferece risco para pelo menos oito casas que ficam na parte de cima. Cerca de 10 famílias moram nessas residências e estão com medo da situação, por causa das fortes chuvas que caem em Salvador desde o último sábado (16). A previsão é de mais chuva na capital soteropolitana, nas próximas horas.
Valnei Cerqueira, morador do local, disse ao g1 que vários órgãos foram notificados, como a Defesa Civil (Codesal), a Superintendência de Obras Públicas do Salvador (Sucop), Empresa de Limpeza Urbana do Salvador (Limpurb) e a Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra).
“A gente vai à Codesal, pede uma lona nova, e não consegue. A Codesal fica de enviar equipe para colocar a lona – uma equipe da Limpurb que, segundo eles, é quem coloca a lona agora, e nada. À Limpurb, a gente pediu tem uns 20 dias, e eles não vieram. A gente teve que comprar uma lona [com dinheiro] do nosso bolso, para colocar aqui e ficar um pouco mais tranquilo, com relação ao perigo que a gente está vivendo. Isso aqui é uma situação antiga. Desde 2014 a gente está pedindo para que seja feita uma encosta. Já vieram engenheiros da Sucop, da Codesal, e dizem eles que a situação já está na Seinfra, mas até hoje ninguém veio resolver”.
A encosta mencionada por Valnei, na verdade, é uma geomanta, um revestimento de concreto impermeabilizado, para evitar que a terra deslize em áreas de risco.
Através de nota, a Seinfra alegou que faz estudos técnicos, após vistoria, e está em fase de captação de recursos para fazer o serviço, junto com outras encostas da cidade.
Também por causa das chuvas desta manhã, parte de uma encosta deslizou na Estrada Velha de Periperi, na região de acesso à BR-324, à Estrada Derba e ao Hospital do Subúrbio.
Com o deslizamento da terra, a vegetação que cobria o barranco também invadiu a pista e uma das faixas foi totalmente interditada. Por isso, os motoristas precisaram dirigir na contra mão.
Uma equipe da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) esteve no local para organizar o tráfego. A terra será removida da pista pela prefeitura.