Mata de São João lança programa de acolhimento de crianças em vulnerabilidade
A cerimônia de lançamento teve, na mesa de abertura, a presença do Prefeito João Gualberto

Foto: Ascom Prefeitura Municipal de Mata de São João
A Prefeitura de Mata de São João lançou na manhã desta quarta-feira (9), na Casa da Cultura, o serviço Família Acolhedora. Promovido pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), o programa tem como objetivo preparar famílias e indivíduos para acolher temporariamente crianças em vulnerabilidade social, que estiverem privados do convívio familiar por alguma razão.
A cerimônia de lançamento teve, na mesa de abertura, a presença do Prefeito João Gualberto, do vice Bira, da secretária de SEMPS Rida Miranda, da promotora de Justiça Luíza Amoedo, da procuradora do Município Lara Rangel e do vereador Jair Bispo.
O evento contou ainda com a palestra “Contextualização histórica do acolhimento de crianças e adolescentes no Brasil: noções preliminares”, proferida pela assistente social e bacharel em Direito Neuza Ceruti.
Família Acolhedora
O projeto é pensado como uma política pública para viabilizar e assegurar direitos, através da empatia e da sensibilidade das famílias e dos indivíduos.
Neuza Ceruti também ministra nos próximos três dias um treinamento para técnicos da SEMPS, que posteriormente prepararão as famílias e os indivíduos interessados em participar do Família Acolhedora.
O prefeito João Gualberto ressaltou a importância do programa e se mostrou muito sensível à causa. Ele falou sobre a complexidade que é construir uma casa para acolher crianças em situação de risco e que viu no Família Acolhedora a melhor alternativa para resolver um problema social tão delicado.
“De todos os projetos que Rita (Miranda) me trouxe, o que me convenceu mais foi o Família Acolhedora”, explica Gualberto. “Imaginem a responsabilidade que é acolher essas crianças, que já trazem alguns traumas”, reflete.
O gestor municipal destaca também a importância humanitária das famílias que participarem do programa e explica que o Município prestará uma ajuda de custo, já aprovada em lei.
Curso
A pessoa ou família que serão capacitadas pela SEMPS terão assessoria de uma equipe técnica, que também acompanhará as crianças e os adolescentes acolhidos, além das suas respectivas famílias de origem.
Requisitos para participar do Família Acolhedora
•Ter idade mínima de 21 (vinte e um) anos, sem restrição de sexo e estado civil;
•Comprovar a concordância de todos os membros da família maiores de 18 anos que
vivem na residência;
•Ter moradia fixa no Município de Mata de São João, há pelo menos 02 (dois) anos, sendo vedada a mudança de domicílio;
•Não ser candidato à adoção;
•Residir em local que ofereça acomodações suficientes para o acolhimento da criança ou adolescente e condições satisfatórias de higiene e habitalidade;
•Ter disponibilidade de tempo e afeto para oferecer os cuidados necessários às crianças ou adolescentes acolhidos;
•Apresentar idoneidade moral, boas condições de saúde física e mental e estar interessada em ter sob sua responsabilidade crianças e adolescentes, zelando pelo seu bem estar;
•Não apresentar problemas de ordem psiquiátrica ou de uso de substâncias psicoativas.