Marcha da maconha pede legalização em Salvador
Ativistas se reunirão no próximo final de semana
Foto: Redes Sociais
No próximo sábado (21), Salvador será palco de uma manifestação em apoio à legalização da maconha, com concentração marcada para às 13 horas na Praça Castro Alves. A marcha seguirá até o Santo Antônio Além do Carmo, e tem como objetivo principal chamar a atenção para a necessidade de descriminalizar o uso de psicoativos, oferecer cuidados adequados aos usuários e reparar injustiças históricas resultantes da política de "guerra às drogas".
Os organizadores, que incluem coletivos antiproibicionistas de Salvador e outras cidades baianas, destacam que a criminalização atual viola direitos constitucionais garantidos pelo artigo 5º da Constituição Federal. Em uma carta aberta divulgada online, os ativistas argumentam que mais de 5 milhões de brasileiros já usaram substâncias ilícitas e que o tratamento atual, que considera o uso como um caso de polícia, é inadequado e prejudicial.
Embora o Supremo Tribunal Federal tenha descriminalizado o porte para uso pessoal de até 40 gramas de cannabis, os manifestantes pedem mais avanços na regulamentação do acesso seguro à substância e na proteção contra a perseguição, especialmente nas periferias.