Iphan mobiliza força-tarefa para obras emergenciais na Igreja de São Francisco
Equipe de 15 servidores atuará na estabilização do monumento e preservação de bens artísticos após desabamento do teto
![](https://api.varelanet.com.br/fotos/varela_noticias/63632/FOTO_NOTICIA_2.jpg?v=bb92621a59a75a2f2f5305f836a8c408)
Foto: Itana Alencar/g1
Uma força-tarefa composta por 15 servidores do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) foi mobilizada para coordenar a contratação de obras emergenciais na Igreja de São Francisco, em Salvador. O templo histórico sofreu o desabamento do teto na última quarta-feira (5), resultando na morte de uma pessoa e deixando outras cinco feridas.
A equipe contará com o apoio de arquitetos e engenheiros especializados e será responsável pela instrução processual e seleção da empresa que realizará os serviços emergenciais. As ações incluem escoramento e estabilização da estrutura, além do diagnóstico, catalogação, higienização, proteção e armazenamento das peças artísticas, que serão restauradas posteriormente.
“A equipe vai dar todo o suporte técnico e logístico necessário para as contratações de obras emergenciais que o Iphan deve fazer nas próximas semanas”, afirmou Paulo Farsette, coordenador-geral de Conservação do Iphan e integrante da força-tarefa.
O superintendente do Iphan na Bahia, Hermano Guanais, destacou que o grupo também auxiliará na avaliação do restante do complexo da Igreja e do Convento de São Francisco, além da fiscalização de outros bens tombados no Centro Histórico de Salvador.