Protesto: Guardas municipais acampam em frente à prefeitura
Até o momento, o protesto segue acontecendo na Praça Tomé de Souza

Foto: Assessoria Sindseps
Na manhã desta quarta-feira (2), cerca de 50 guardas municipais de Salvador protestam por melhorias para a categoria, que incluem, dentre as principais reivindicações, a implementação de um plano de carreira para a categoria e a convocação de novos guardas já aprovados em concurso público. As informações são do Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Salvador (Sindseps). Eles estão acampados em frente à sede da prefeitura, na praça Thomé de Souza.
O ato que ocorre na porta da Câmara Municipal, iniciado às 08h, cobra da Prefeitura que cumpra o disposto na Lei Federal 13022/14 que prevê o plano de carreira. De acordo com o diretor do Sindseps, Marcelo Rocha, a expectativa da participação dos colegas é alta e espera que a gestão municipal atenda os pedidos da classe.
"A cidade precisa atender à Lei Federal em todos os seus aspectos. O funcionamento da Guarda Civil Municipal [de Salvador] precisa ser pleno com Plano de Carreira e número mínimo de profissionais. Não queremos uma instituição de faz de conta à serviço exclusivo da cadeira do chefe do Executivo. Precisamos de uma Guarda que atenda ao contribuinte em suas necessidades. Esperamos um bom público hoje e mostraremos porque somos preparados para resistir em favor daquilo que acreditamos que é a cidadania plena por meios de direitos", afirmou Rocha.
Até o momento da publicação desta reportagem, a manifestação permanece acontecendo e ainda segundo a assessoria da Sindseps, os guardas pretendem acampar na Praça Municipal até que as negociações sejam retomadas pelo prefeito Bruno Reis. Já foram instaladas barracas no local do protesto, para a estadia dos profissionais da categoria.