Greve de servidores do INSS chega ao 11º dia na Bahia com assembleia marcada
Categoria se reúne nesta quinta (7)
Foto: Reprodução/TV Bahia
A greve dos funcionários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) chegou ao 11º dia nesta quinta-feira (7) na Bahia e os serviços seguem interrompidos em todas as 140 unidades de Salvador e também no interior do estado.
A paralisação das atividades começou no dia 28 de março e também conta com a participação dos médicos do órgão, que aderiram ao ato no dia 31 de março. Nesta quinta-feira (7), a categoria irá reunir em uma nova assembleia na capital baiana para definir os rumos do movimento.
Mesmo sem o funcionamento dos serviços, alguns beneficiários foram até os postos nesta quinta para tentar realizar a perícia, que já havia sido marcada anteriormente pelo órgão.
Moradores de cidades do interior do estado tentaram a realização do exame em Salvador, mas não conseguiram o atendimento.
“Eu marquei para o dia 29 de março. Chegando lá, disseram que não iria ter perícia porque o INSS estava em greve. Eles remarcaram, chegou nessa situação e está a mesma coisa. Eu com quatro crianças pequenas em casa, amputei o dedo do pé e estou sem receber o benefício”, disse Adson dos Santos, usuário que procurou a agência de Brotas.
Os servidores, peritos e médicos estão reunidos em assembleia na manhã desta quarta para definir o rumo do movimento de greve.
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Sindprev), a categoria reivindica a realização de concurso público para preencher a carência de quadro de pessoal na Previdência e também a reposição salarial de 19,9%, que, conforme a entidade, corresponde às perdas acumuladas nos últimos três anos.