NotíciasCidadeGolpes digitais atingem milhões de brasileiros; saiba como se proteger

Golpes digitais atingem milhões de brasileiros; saiba como se proteger

Pesquisa revela milhões de vítimas de golpes digitais no Brasil; especialista alerta para cuidados ao negociar online

| Autor: Redação - Varela Net

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil - Arquivo pessoal da vítima

Uma pesquisa divulgada pelo DataSenado em outubro do ano passado revelou que mais de 24% dos brasileiros com mais de 16 anos foram vítimas de golpes digitais. Isso representa cerca de 40,85 milhões de pessoas que perderam dinheiro em crimes cibernéticos, como clonagem de cartão, fraudes online, anúncios falsos e invasão de contas bancárias.

Na última quinta-feira (9), uma vítima, que preferiu não se identificar, relatou ter caído em um golpe após se interessar por um anúncio de celular na internet.

"Eu vi um anúncio na internet e me interessei por ele. Comecei a conversar com o vendedor que se apresenta como Marcos Santos, dizendo que tinha interesse e perguntando se ele aceitaria meu aparelho antigo mais um valor em dinheiro. O suposto vendedor aceitou a proposta e disse que enviaria o celular por aplicativo de corrida, pedindo que eu fizesse o mesmo com meu aparelho e o dinheiro. O destino estava para o bairro de Periperi. Ele também se identificou como policial militar e parecia confiável", contou a vítima.

Ela continuou: "Esperei o celular chegar, mas ele nunca chegou. No fim, era um golpe. Ele me bloqueou no WhatsApp, e eu perdi dinheiro."

A vítima fez capturas de tela das conversas e informou que registrará um boletim de ocorrência.

De acordo com informações, o suspeito usa o nome Marcos Santos e se apresenta como policial.

Golpes digitais: como se prevenir

Golpistas costumam explorar a confiança e a ingenuidade das pessoas. Por isso, é importante estar atento. Desconfie de propostas muito vantajosas ou negociações que não envolvam contato direto.

Caso seja vítima de um golpe, é fundamental registrar um boletim de ocorrência. Assim, as autoridades podem investigar e punir os responsáveis, evitando que façam novas vítimas.

Tags

Notícias Relacionadas