Fortes chuvas em Pernambuco causam transtornos e deixam dois mortos
Mais de 200 milímetros de chuva foram registrados em poucas horas, neste sábado (28), no Grande Recife

Foto: Reprodução/Globo
Neste sábado (28), fortes temporais atingiram diversos pontos do Grande Recife, no Pernambuco. Apesar de já prevista pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), a chuva resultou em deslizamentos de barreiras, alagamentos e uma série de ocorrências na região. Um homem morreu soterrado na Zona Norte da capital e outro na Zona Oeste. Mais de 100 milímetros de chuva foram registrados em poucas horas.
A vítima que sofreu soterramento na Zona Oeste foi identificada como Luciano José de Santana, de 47 anos. Vizinhos alegam que ele estava dentro de casa no momento do desastre. A outra tinha apenas 18 anos e se chamava Claudemir Barbosa. Ele estava com seus pais no momento do deslizamento, que foram socorridos com vida.
Segundo o Corpo de Bombeiros, aconteceram inúmeros deslizamentos e desabamentos. Quatro deles foram nas seguintes localidades: Sítio dos Pintos, Zona Oeste do Recife; no Córrego do Jenipapo, na Zona Norte; Sucupira, em Jaboatão; e São Lourenço da Mata.
Conforme a Apac, os locais em que mais choveu foram Itapissuma, com 318 milímetros; Jaboatão, com 237 milímetros; e o bairro do Ibura, na Zona Sul do Recife, com 218 milímetros.
A Avenida Recife, localizada na Zona Sul, ficou alagada em vários pontos. Em Tejipió, na Zona Oeste, o rio que dá nome ao bairro transbordou e deixou moradores ilhados. O canal da Avenida Agamenon Magalhães transbordou e deixou o bairro do Derby alagado.
Ainda foram registradas quedas de árvores em diversos pontos do Grande Recife. O Corpo de Bombeiros alegou que acionou todo o efetivo e que o "atendimento de socorro e resgate das populações em iminente perigo" é prioridade.