Festival Virada Salvador 2025 apresenta redução de 84,6% no número de casos de segurança
Apenas quatro ocorrências foram registradas nas três primeiras noites de festa
Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS
A terceira noite do Festival Virada Salvador 2025 foi marcada pela segurança do evento, garantindo a tranquilidade de quem busca aproveitar a maior festa pública de virada de ano do Brasil. Segundo o Núcleo de Estatísticas da Guarda Civil Municipal (GCM), apenas quatro ocorrências foram registradas nas três primeiras noites de festa. O número representa uma redução de 84,6% dos casos, em relação à edição passada.
Foram 181 atendimentos realizados pelos guardas municipais, em apoio a outros órgãos. Foram localizados 61 documentos, uma redução de 77,3% em comparação ao ano anterior. A Coordenadoria de Ações de Prevenção à Violência da GCM promoveu a identificação por pulseirinhas de 1.982 crianças.
Saúde
No terceiro dia de Festival Virada Salvador 2025, os módulos assistenciais da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) registraram 95 atendimentos. Destes, 92 foram casos clínicos e sem gravidade, além de um atendimento ortopédico, um cirúrgico e um de enfermagem. Nenhum paciente precisou ser transferido para unidades de saúde.
As causas mais prevalentes de procura por atendimento nesses três dias de festas foram cefaléia, seguido de náuseas/vômito, dor abdominal e lombalgia. De 27 a 29 de dezembro foram atendidas 248 pessoas nos módulos de saúde, sendo 93% dos casos sem gravidade.
Transporte
As linhas especiais para o Festival Virada Salvador 2025, criadas pela Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) para atendimento ao público que vai ao Festival Virada Salvador, realizaram 91 viagens. Além da frota regular, mais 30 ônibus reguladores foram utilizados para dar apoio à operação.
A equipe de fiscalização de transporte clandestino abordou 80 veículos entre motos e carros de passeio. Destes, dois foram notificados por oferecer riscos aos usuários.
Ambulantes
No terceiro dia do Festival Virada Salvador, agentes de fiscalização da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) recolheram 67 itens irregulares, incluindo garrafas, carrinhos e outros objetos. Desde o início do evento, foram 1.063 itens irregulares apreendidos.