Fanfarras de escolas municipais se preparam para desfile do 7 de Setembro
Unidades do do município intensificaram os ensaios na última semana
Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS
Na véspera da preparação para o desfile na Avenida Sete de Setembro no próximo sábado (7), Dia da Independência do Brasil, as fanfarras das escolas da rede municipal de ensino de Salvador intensificam os ensaios para o grande dia. As preparações ocorrem ao longo de todo o ano.
Um dos sete grupos a desfilar será a Banda Marcial Alexandrina Santos Pita (Masp), da escola municipal de mesmo nome, em Pirajá, a partir das 9h. Os ensaios da Masp acontecem na própria escola, de terça a sábado. Cada dia é dedicado a um grupo específico: instrumentos de sopro, percussão e balé. Em um ensaio final, todos os membros da banda se reúnem para garantir que estejam alinhados.
A banda marcial, formada em 1998, conta com 150 integrantes, com idades entre 6 e 22 anos. O grupo também é aberto à comunidade, e 30% do corpo musical e coreográfico é formado por ex-alunos ou moradores do bairro.
Demais fanfarras
Além da Masp, também participam do evento cívico as fanfarras das escolas municipais Teodoro Sampaio (Famtesa), da Santa Cruz;
Helena Magalhães (Fahema), de Boa Vista de São Caetano; da Palestina (Famup), da Palestina; Manoel Henrique Barradas (Famasba), de Ilha Amarela;
Fazenda Coutos (Fanfac), de Fazenda Coutos; e Barbosa Romeo (Bams’c), de São Cristóvão.