Família carioca celebra fé na Festa de Iemanjá em Salvador
Entre os devotos que viajaram para participar dos festejos, uma família carioca viveu um momento especial
Foto: Varela Net/ Vídeo
Neste domingo (2), a tradicional Festa de Iemanjá completa 103 anos e reúne milhares de fiéis no bairro do Rio Vermelho, em Salvador. Entre os devotos que viajaram para participar dos festejos, uma família carioca viveu um momento especial: a realização de um sonho de décadas.
"Era um sonho de muito tempo, assim, de muitos anos, né? Primeira vez na Bahia, com 54 anos, trazendo a minha mãe, que já está com 87 anos, e minha irmã vem acompanhando", contou emocionado um dos integrantes da família. A forte conexão com as religiões de matriz africana foi o que motivou a viagem. "Desde a minha infância, minha mãe foi da religião de matriz africana. Hoje em dia, já não atua porque, pela idade, já não está mais com toda a força dentro do Candomblé. E, pra mim, ela realizou um sonho meu e o dela também, porque ela só via pela televisão."
A emoção de finalmente pisar na Bahia e participar da celebração foi indescritível para ela. "O Rio de Janeiro tem uma conexão muito grande com a Bahia, em especial com Salvador. Desde o primeiro momento que o avião aterrissou, parecia que meu coração ia sair pra fora. É inexplicável a energia daqui, a energia dessa festa, a religiosidade do povo baiano. Eu estou muito feliz, muito feliz mesmo."
Para a matriarca da família, a experiência de vivenciar a festa centenária foi marcante. "Adorei! Primeira vez na Bahia e adorei. Muito bonita. Sempre tive vontade de vir aqui, porque sou carioca, né? Aí é passear. Com 86 anos, eu vim conhecer a Bahia. Parabéns!", celebrou.
A Festa de Iemanjá, considerada uma das maiores celebrações religiosas de matriz africana do Brasil, reúne milhares de pessoas que fazem oferendas, cantam e agradecem à Rainha do Mar. O evento, além de reforçar a cultura e a fé do povo baiano, atrai visitantes de diversas partes do país e do mundo, tornando-se um verdadeiro símbolo da identidade cultural de Salvador.