Exposição sobre a resistência da cultura afro-brasileira chega ao Muncab nesta quinta-feira (28
E exposição vai até março de 2025
Foto: Beatriz Franco
Terá início nesta quinta-feira (28), as exposições do Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab). Localizado no Centro de Salvador, o museu abre suas portas para a exposição "Oná Ìrín: Caminho de Ferro", da artista baiana Nádia Taquary, e ficará em cartaz até o dia 23 de março de 2025, celebrando a luta antirracista e a valorização da cultura afro-brasileira, com foco na joalheria afrobrasileira e nas questões de ancestralidade, espiritualidade e memória.
A curadoria da exposição é assinada por Marcelo Campos, Amanda Bonan e Ayrson Heráclito, e o tema central gira em torno da transformação do ferro como um símbolo de resistência e empoderamento feminino. O termo “Oná Ìrín”, que em iorubá significa “caminho de ferro”, remete às rotas de liberdade e resistência ao longo da história da diáspora africana.
A visitação à exposição ocorre de terça a domingo, das 10h às 17h, com ingressos a R$20 (inteira) e R$10 (meia). O Muncab fica localizado na Rua das Vassouras, 25, no Centro Histórico de Salvador, e oferece diversas formas de pagamento, incluindo cartão de débito e crédito, Pix e boleto bancário.