Exército Brasileiro diz não ter informações sobre o número de armas por cidade
Em 2019, o presidente Jair Bolsonaro (PL) flexibilizou o acesso a armas de fogo por civis
Foto: Divulgação
O arsenal de armas nas mãos de caçadores, atiradores esportivos e colecionadores (CACs) ultrapassou a marca de um milhão, número quatro vezes maior que o de 2019, quando foi decretado pelo Jair Bolsonaro (PL) a flexibilização do acesso a armas de fogo por civis.
Contudo, o Exército Brasileiro afirmou que não tem informações sobre a quantidade de armas existentes nas mãos dos (CACs) em cada município brasileiro. Conforme as Forças Armadas, para saber o número de armas de CACs por cidade seria necessário o trabalho de 12 militares durante 180 dias úteis, o que acarretaria um "considerável prejuízo no cumprimento de outras atividades, como regulamentação, fiscalização e autorização referentes ao trabalho com Produtos Controlados pelo Exército", afirmou.
"Isso mostra a baixíssima capacidade do Exército de fazer o controle das armas de forma eficiente. Ter dados por município é muito importante para planejar ações de fiscalização mais efetivas, a partir de inteligência", diz Carolina Ricardo, diretora-executiva do Instituto Sou da Paz.