Equipe de Apoio a Desastres da Defesa Civil Nacional será enviado para Salvador por conta das chuvas
Quase 150 deslizamentos de terra já foram registrados em Salvador
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Nesta quinta-feira (28), uma equipe do Grupo de Apoio a Desastres (Gade) da Defesa Civil Nacional chegará a Salvador para apoiar as vítimas das chuvas intensas que afetaram a cidade na quarta-feira (27). A previsão é de novas precipitações fortes, com risco de alagamentos, deslizamentos de terra e outros incidentes graves.
Em Saramandaia, um dos locais mais afetados, um jovem de 23 anos morreu e quatro pessoas ficaram soterradas, sendo que três foram resgatadas com vida. Além disso, quase 150 deslizamentos de terra foram registrados, com o bairro da Liberdade sendo o mais atingido, somando 37 ocorrências. No total, a Defesa Civil local (Codesal) contabilizou 302 registros entre deslizamentos, desabamentos e ameaças de desastres.
A ajuda do Gade tem o objetivo de apoiar a Defesa Civil de Salvador (Codesal) nas operações de resgates e nas ações de assistência humanitária. O Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) segue em contato constante com as autoridades locais e agências federais de monitoramento para acompanhar a situação.