Diretor da Codesal marcou presença em Fórum Nacional de Defesa Civil em Curitiba
Sosthenes Macêdo, presidente do FNDC e diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal) , trouxe sua visão sobre gestão e implementação de políticas de proteção e defesa civil brasileira em palestra liderada pelo mesmo, na capital paranaense
Foto: ASCOM-CODESAL
O Sosthenes Macêdo, diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal) e presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Defesa Civil (FNDC), se destacou no 2° Fórum Nacional Integrado de Segurança Pública, Defesa Civil e Trânsito em Curitiba (PR), ao liderar uma palestra sobre o tema "Protagonismo Ativo no Processo de Gestão e Implementação das Políticas de Proteção e Defesa Civil Brasileiras". O evento, realizado de terça-feira (14/05) a sexta-feira (15/05), reuniu especialistas de todo o país para discutir questões cruciais de segurança e defesa civil nos municípios e se prepararem para os desafios das cidades do futuro.
Em um contexto marcado por recentes chuvas intensas que provocaram inundações devastadoras no Rio Grande do Sul, Macêdo ressaltou a urgência de soluções inovadoras para gerenciar cidades confrontadas não só com problemas de assentamentos humanos precários, mas também com tragédias decorrentes de fenômenos climáticos. "Precisamos buscar alternativas criativas para administrar nossas cidades que, além das dificuldades dos assentamentos humanos precários, enfrentam agora, de forma avassaladora, tragédias causadas pelos extremos climáticos, como a recentemente vivenciada no Rio Grande do Sul", frisou o presidente.
O fórum trouxe, dentre diversos topicos, o papel das tecnologias emergentes na defesa civil e os desafios e soluções para aprimorar a infraestrutura urbana.
A iniciativa foi uma colaboração entre o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes da Defesa Civil (FNDC) e o Conselho Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Segurança (COSEMS), com o suporte da Prefeitura de Curitiba.