NotíciasCidadeDia de São Cosme e Damião: entenda o significado da data

Dia de São Cosme e Damião: entenda o significado da data

Festa é celebrada anualmente no dia 27 de setembro

| Autor: João Victor Soares

Foto: Gabriela Domingos / Varelanet

A festa de São Cosme e Damião é celebrada todos os anos no dia 27 de setembro e celebrado com muito fervor pelos baianos. É a data em que, segundo a igreja católica, morreram os irmãos gêmeos, que teriam vivido na região da Ásia Menor, em algum lugar entre os atuais territórios da Síria e Turquia, no século III d.C. 

Os irmãos se tornaram conhecidos no mundo todo por praticarem a medicina e recusarem qualquer forma de pagamento por seus serviços. Os gêmeos foram presos e torturados durante a perseguição do imperador romano Diocleciano, já que também eram cristãos que se dedicavam à conversão de pagãos à nova fé. 

Segundo a história católica, Cosme e Damião sobreviveram a vários castigos, como fogo, pedradas e flechadas. No fim, foram decapitados, em um dia 27 de setembro e, por isso, a data ficou associada aos padroeiros, que não teriam aceitado abrir mão da fé cristã. 

No Brasil, a data também é celebrada pelas religiões de matrizes africanas, marcando o dia de celebração ao orixá Ibeji, uma entidade infantil que costumeiramente é sincretizada com São Cosme e São Damião, com distribuição de saquinhos de doces às crianças.

Em alguns lugares do Brasil, doces são distribuídos para as crianças em homenagem aos irmãos. Já nas religiões de matrizes africanas, o caruru é servido para todos. O prato acabou sendo incorporado à culinária brasileira e faz parte da comemoração na Bahia.

Dar um caruru de presente na Bahia significa atrair alegria e renovação. O alimento é feito de forma especial durante todo o mês de setembro. O tradicional Caruru se tornou patrimônio imaterial da Bahia em 2024, título aprovado pelo pleno do Conselho Estadual de Cultura (CEC) por unanimidade.

Feito com quiabo cortado, camarão seco, azeite de dendê entre outros temperos, o caruru costuma ser servido primeiro às crianças, tradição que ficou conhecida também como “caruru de sete meninos”, para depois ser servido a todas as pessoas presentes na festa.

Segundo a tradição, quem encontra no prato um quiabo inteiro, deve oferecer um caruru no próximo ano.

Tags

Notícias Relacionadas