Dia de Santa Barbára lota as ruas do Pelourinho nesta segunda
A festa começou na Igreja do Rosário dos Pretos, e passou na sede do Corpo de Bombeiros, onde o Caruru foi servido

Foto: Reprodução Bruno Concha/Secom PMS
A festa de Santa Bárbara levou milhares de baianos e turistas às ruas do Centro Histórico para comemorar as comemorações que aconteceram logo nas primeiras horas desta segunda-feira (4). A festa de Santa Bárbara, que também é associada à figura de Iansã, é uma das comemorações mais populares da Bahia.
Santa Bárbara é associada a raios, trovões e tempestades, além de ser considerada padroeira dos Bombeiros. Nesta segunda, os beatos lotaram a Igreja do Rosário dos Pretos. Segundo o portal Alô Alô Bahia, o momento foi marcado por promessas, agradecimentos e pedidos de segurança.
A imagem da santa, que vai se juntar á imagens de São Cosme e São Damião, São Miguel e São Jerônimo, seguiu pela rua Gregório de Mattos, passou pela rua João de Deus, e parou por um momento na sede do Corpo dos Bombeiros, onde o Caruru foi distribuído. Ainda segundo o portal, serão distribuídos mais de 1.000 quentinhas de Caruru entre os devotos.
A última parada da procissão antes da volta da imagem da Santa á Igreja é o Mercado de Santa Bárbara, onde os filhos de Santa Bárbara e os filhos de Iansã, vestidos branco e vermelho, serão saudados.|