Deslizamento de terra em obra do Carrefour deixa famílias desabrigadas no Cabula
Tragédia já estava sendo prevista por moradores desde o início do ano
Foto: Reprodução/ Redes Sociais
Na manhã desta segunda-feira (24), dez famílias moradoras do loteamento Sol Nascente, no Cabula, bairro de Salvador, foram surpreendidas por um desmoronamento de terra em suas casas. O deslizamento partiu de uma obra do Grupo Carrefour, que ocorre no local desde dezembro do ano passado.
A comunidade denunciou os riscos da obra desde janeiro. “Quando chovia a água escorria pela rua. Máquinas pesadas passavam o tempo todo no loteamento destruindo o nosso asfalto”, descreveu o líder comunitário Rafael Manga, ao portal Metro1.
Hoje, às 7h da manhã, a vendedora de quentinha Nivia Silva avisou aos engenheiros que trabalhavam na obra que, com as fortes chuvas, uma grande quantidade de água estava caindo na sua casa, onde obteve a resposta de que seria tomado providências, o que não ocorreu. Fazendo com que às 9h15, horário em que o desmatamento começou, água e lama entrassem com força na residência da moradora.
Dona Nivia Silva além de perder toda a produção teve sua casa condenada pela Codesal.
Os moradores pedem que a obra seja interrompida, o que provavelmente não irá acontecer. A empresa Carrefour se põe à disposição da comunidade e segue negociando a reforma das casas atingidos. Rafael Manga,disse ainda ao portal Metro1, “Estão tentando remediar o irremediável".
A Defesa Civil de Salvador esteve no local e realizou vistorias e não houve vítimas.