NotíciasCidadeConfira quem são os pré-candidatos a Prefeitura de Salvador nas eleições de 2024

Confira quem são os pré-candidatos a Prefeitura de Salvador nas eleições de 2024

Até o momento seis pessoas estão na disputa

| Autor: Gabriela Domingos
Confira quem são os pré-candidatos a Prefeitura de Salvador nas eleições de 2024

Foto: Nelson Jr./ASICS/ TSE

As eleições municipais acontecem em outubro de 2024 e até agora existem seis possíveis candidatos. O atual prefeito, Bruno Reis já anunciou sua pré-candidatura e irá tentar reeleição. No campo da oposição estão: o vice-governador Geraldo Júnior (MDB), Kleber Rosa (PSOL), Giovani Damico (PCB), Eslane Pexão (UP) e Victor Marinho (PSTU)

Os candidatos têm até o dia 15 de agosto para fazer o registro na Justiça Eleitoral. O primeiro turno acontece no dia 6 de outubro e em caso de necessidade o segundo turno está marcado para 27 de outubro.

Conheça a história de cada um dos candidatos:

Bruno Reis (União Brasil)

Bruno Reis, de 46 anos, é o atual prefeito de Salvador e iniciou a sua vida polícia como assessor na Câmara Municipal de Salvador no final dos anos 90. Além disso, foi presidente do PFL Jovem na Bahia e fez parte da equipe de ACM Neto durante o primeiro mandato de Neto na Câmara dos Deputados. Em 2010 foi eleito, filiado ao PRP, como deputado estadual e ficou no cargo por dois mandatos seguidos. 

Reis é professor e advogado formado pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL). Além disso é pós-graduado em Gestão de Finanças pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e mestre em Desenvolvimento e Gestão Social pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Bruno Reis foi eleito com 64,20% dos votos em 2020, no primeiro turno, superando nas urnas a Major Denice (PT) e o Pastor Sargento Isidório (Avante). 

Entre 2017 e 2020, Bruno foi vice-prefeito da capital baiana na gestão de ACM Neto e também foi deputado estadual em 2010 e 2014. Além disso, o político foi secretário em algumas pastas em Salvador.

Até o momento apoiam a pré-candidatura de Bruno Reis os seguintes partidos: PDT, PL, Novo, PSDB, Republicanos, PP, Cidadania, DC, PRTB, PRD, União e PND.

Geraldo Júnior (MDB)

O atual vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior, tem 55 anos, é natural de Salvador e formado em Direito pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL), além disso é pós-graduado em Processo Civil. Antes de iniciar na vida política, Geraldo trabalhava na advocacia privada.  Entre os anos de 1993 e 2000, Geraldo foi coordenador jurídico da Companhia Municipal de Abastecimento (Comasa).

No ano de 2008, o político disputou a sua primeira eleição e ficou como suplente para vereador, assumindo três anos depois a vaga de Luizinho Sobral, que renunciou ao cargo. Na eleição seguinte, em 2012, ele conseguiu se eleger e ficou no cargo três mandatos consecutivos.  Além disso, na gestão de ACM Neto, Geraldo foi presidente da Câmara Municipal de Vereadores e secretário de Trabalhos e Esporte. 

A rota política de Geraldinho, como é conhecido, mudou após a confirmação como vice-governador do estado na chapa de Jerônimo Rodrigues (PT) nas eleições de 2022 onde foram eleitos. Na chapa atual, a pré-candidata a vice-prefeita é Fabya Reis (PT), que atualmente é a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia. 

Atualmente, os partidos que apoiam a pré-candidatura de Geraldo Júnior (MDB) são: PT, PSB, PCdoB, PV, MDB, Podemos, PSD, Avante, Solidariedade e Agir.

Kleber Rosa (PSOL)

Kleber Rosa tem 49 anos de idade e vai representar o PSOL-Rede nas eleições municipais de Salvador e seu nome foi definido em abril em um evento na Casa do Olodum, no Pelourinho. Kleber é cientista social formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e diretor da Federação dos Trabalhadores Públicos da Bahia (Fetrab). 

Ele é fundador do Movimento Policiais Antifascismo e concorreu às eleições em 2022 para governador da Bahia, mas foi derrotado ainda no primeiro turno com 0,59% dos votos. A candidata a vice-prefeita da chapa é Miralva Alves Nascimento (PSOL) conhecida como “Dona Mira”. Ela é coordenadora do Movimento dos Sem-Teto na Bahia.

As especulações levam a crer que, com a ausência de um nome próprio do PT para as eleições municipais de Salvador, Kleber Rosa atraia os eleitores de esquerda da capital baiana. 

Eslane Paixão (Unidade Popular)

Eslane Paixão, de 31 anos, é a presidente estadual da Unidade Popular (UP) e foi a escolhida pelo partido, em março de 2024, para as eleições municipais de Salvador em 2024. A pré-candidata é natural de Feira de Santana e milita no Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB). A candidata a vice-prefeita na chama é Giovana Ferreira, atualmente coordenadora nacional do Movimento de Mulheres Olga Benário.

Victor Marinho (PSTU)

Victor é formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e foi lançado como pré-candidato à Prefeitura de Salvador pelo Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) em maio de 2024. Ele é pesquisador no Laboratório de Estudos e Pesquisas Marxistas (Lemarx —Faced/UFBA) e integra o movimento estudantil Coletivo Rebeldia – Juventude da Revolução Socialista. Ainda não foi definido o nome do candidato a vice-prefeito da chapa.

Giovani Damico (PCB)

Giovani Damico é professor de geografia da rede estadual de ensino, tem 32 anos e é natural de Santa Cruz das Palmeiras, em São Paulo. Ele é mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia e desde 2015 faz parte do Partido Comunista Brasileiro. Damico já foi vereador em 2020 e concorreu a vaga para chefe do executivo 2022 ficando com 0,07% dos votos e não chegou a disputar o segundo turno. Nomes de possíveis candidatos a vice-prefeito ainda não foram mencionados. 
 

Tags

Notícias Relacionadas