Confira cuidados que os consumidores devem ter antes de comprar na Black Friday
Soteropolitanos estão mais cuidadosos em relação às ofertas apresentadas este ano
Foto: Divulgação
A Black Friday de 2021 acontece nesta sexta-feira (26) e os consumidores já estão pesquisando itens e serviços que desejam adquirir com algum desconto. Mas é importante ter atenção para alguns fatores que vão contribuir para uma compra mais segura e consciente. Para o educador financeiro Lucas Rios, é importante que o consumidor coloque tudo na ponta do lápis e faça uma boa pesquisa antes de ir às compras.
"Existem aplicativos que comparam preços entre fornecedores, como Zoom, Buscapé, entre outros. Eles mostram os preços praticados agora e em outros períodos do ano. Sempre é bom pesquisar o preço dos produtos para que o consumidor não seja enganado com falsos anunciantes do momento da Black Friday", disse Rios.
Na Bahia, a Fecomércio estima um crescimento nas vendas de 5,4% do setor. Por outro lado, mesmo com a Black Friday sendo considerada uma data forte no comércio brasileiro, os soteropolitanos estão mais cautelosos em relação às ofertas apresentadas este ano, como aponta a sondagem da empresa baiana de pesquisa e consultoria Pollis Estratégia, em parceria com o curso de Administração da Unijorge, realizada pessoalmente com 200 consumidores em pontos de fluxo de Salvador.
Segundo o levantamento, 49% dos entrevistados afirmaram que confiam pouco nas promoções, 33% disseram que não confiam e só 18% afirmaram acreditar muito nas promoções realizadas. No comparativo com a mesma pesquisa realizada no ano passado, ocorreu uma redução de 54% para 37% do número de pessoas que disseram que devem realizar compras no período.
Para os consumidores que afirmaram que pretendem comprar na Black Friday (37%), os produtos mais citados como itens de desejo foram: utensílios do lar e decoração, celular, roupas e livros. O valor do ticket médio total será de R$1.100, muito maior que o mencionado em outras ocasiões como Dia das Mães e Dia dos Namorados, por exemplo, o que demonstra uma característica desta data promocional, que é a compra de artigos de maior valor para uso individual e não para presentear.
Lucas Rios alerta para algumas ofertas que, normalmente, surgem neste período e a importância de ter critérios antes de comprar. "O barato, pode sair caro. Desconfie de ofertas que fogem, muito, da média de preços e verifique a procedência do fornecedor. Tenha cuidado para não cair em golpes e o sonho se tornar pesadelo", afirmou.
O educador financeiro também informa que é preciso verificar a procedência do fornecedor e ter cuidado para não cair em golpes e ver o sonho se tornar pesadelo, além de utilizar sempre sites confiáveis e ter cuidado com ofertas enviadas por SMS, e-mail ou whatsapp.