Codecon prossegue com Operação Semana Santa na segunda (11)
A iniciativa foi deflagrada no último dia 28 nas principais feiras e mercados de Salvador
Foto: Jefferson Peixoto / Secom
A Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), inicia, na segunda-feira (11), mais uma etapa da Operação Semana Santa. A iniciativa foi deflagrada no último dia 28 nas principais feiras e mercados de Salvador, com o objetivo de verificar as condições de oferta e os valores cobrados nos produtos mais procurados desse período, como camarão, bacalhau, azeite de dendê e amendoim.
Os agentes visitaram a Feira de São Joaquim, a Ceasa do Rio Vermelho, o Mercado do Peixe, a Feira das Sete Portas, a Feira do Ogunjá e alguns supermercados. Dos 86 estabelecimentos vistoriados, a Feira de São Joaquim apresentou as melhores ofertas para os seguintes itens: azeite de dendê, amendoim, camarão seco, camarão fresco, castanha, peixe pescada amarela, peixe castanha, peixe cavalinha, peixe corvina, peixe vermelho e quiabo.
Nesse retorno, a partir de segunda, os preços serão comparados e os estabelecimentos passarão por novas vistorias para verificar o armazenamento dos produtos, informação de preço, presença do Código de Defesa do Consumidor, validade e higiene do local. Os agentes estarão em atuação até a quarta-feira (13).
O diretor-geral do órgão, Humberto Viana, falou sobre a importância de o cidadão fazer pesquisas antes de comprar e, também, de estar atento aos próprios direitos. “Para economizar, o cidadão precisa criar o hábito de pesquisar e comparar preços. Além disso, o cidadão precisa ser um fiscal dos seus direitos, verificando a regularidade do estabelecimento, integridade do produto e, em caso de irregularidade, saber que deve acionar a Codecon”, reforçou.
Contato
Para denunciar possíveis irregularidades, as pessoas podem fazê-lo pelo aplicativo Codecon Mobile ou pelo site www. codecon. salvador. ba. gov. br . Há, ainda, a opção de acessar o Fala Salvador, através do aplicativo do serviço, do portal falasalvador.ba.gov.br ou do número 156.
Quem preferir fazer a denúncia pessoalmente, pode comparecer à Central Municipal de Atendimento ao Consumidor, que funciona de segunda a sexta-feira, em dias úteis, das 8h às 17h, na Rua Chile, 3, Centro. Para mais orientações, o cidadão pode ligar para o número (71) 3202-6270 ou acessar as redes sociais do órgão.