Chuva causa estragos em Salvador e Codesal registra mais de 67 ocorrências
A região do Subúrbio Ferroviário foi a mais afetada, com um total de 14 ocorrências
Foto: Domingos Junior/Varela Net
As fortes chuvas que caem em Salvador desde a madrugada de segunda-feira (9) e continuam nesta manhã de terça-feira (10) começaram a dar uma trégua para os soteropolitanos ao mesmo tempo em que os estragos causados começaram a aparecer, principalmente nas regiões que tiveram ruas alagadas.
Até às 11h28 desta segunda (9), a Defesa Civil de Salvador (Codesal) já havia registrado 67 ocorrências decorrentes da chuva. A região do Subúrbio Ferroviário foi a mais afetada, com um total de 14 ocorrências, entre elas: infiltração (2), avaliação de área (3), ameaça de desabamento (2), ameaça de deslizamento (1), avaliação de imóvel alagado (2), desabamento de muro (1), deslizamento de terra (2), entre outras.
Outras áreas muito afetadas foram Brotas, Centro e Liberdade, com 10 ocorrências cada, e Pau da Lima, com nove ocorrências.
A emergência que mais se repetiu foi a de avaliação de imóveis alagados, com 14 ao todo. Além de 11 registros de ameaça de desabamento, 11 ameaças de deslizamento e 11 deslizamentos de terra.
Os maiores acumulados de chuvas em 12h (atualizado às 11h) foram registrados na Ilha de Maré (67mm), S. Tomé de Paripe (61,6mm), Mussurunga (57,4mm), Palestina (56,8mm) e Fazenda Coutos (49mm).
Entre as ocorrências, a Defesa Civil de Salvador realizou vistoria na rua Juracy Trindade (Jardim Cajazeiras) onde ocorreu o rompimento de via de acesso local, atingindo imóveis. Órgãos e secretarias do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil foram mobilizados, entre os quais a Sedur que procede a retirada do material e, posteriormente, será instalada lona de proteção.
De acordo com nota da Codesal, são esperadas chuvas fracas a moderadas com risco para deslizamentos de terra, devido aos acumulados de chuvas, durante toda a terça-feira (10). A tendência é de que essas chuvas comecem a reduzir na quarta-feira (11), ao longo do dia.
A Codesal, que integra a categoria de serviços essenciais do município, permanece de plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.
As ocorrências podem ser acompanhadas em tempo real no link http://www.codesal.salvador.ba.gov.br/index.php/boletins