Casacor lança maior e mais completa mostra de arquitetura em Salvador
Evento ocorre até o dia 4 de dezembro no Horto Florestal
Foto: Reprodução/
A CASACOR realiza até 4 de dezembro a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. O evento acontece na rua Sapucaia, no Horto Florestal, em Salvador e teve seu lançamento oficial na última semana.
Pioneira no Nordeste, a CASACOR Bahia é também a maior mostra em número de visitantes fora do eixo Rio-São Paulo.
Carlos Amorim, que está à frente da mostra desde 2019, falou da importância do evento em Salvador, principalmente após o período de pandemia da Covid-19.
“É uma retomada importante. A última mostra presencial foi em 2019. Nós recuperamos esse DNA. A gente teve alternativas, criou uma mostra que era meio física, meio digital, que era uma alternativa àquele momento terrível do ápice da pandemia de Covid-19. E agora nós estamos retomando o nosso formato tradicional com entusiasmo, com profissionais motivados, com essa temática que CASACOR tem de se aproximar muito de tendências e da realidade das pessoas ao mesmo tempo. Com todas essas características que fazem o nosso DNA, que é ser um evento inclusivo, sustentável, relacionado intimamente com a realidade e a cultura do nosso estado, da nossa cidade, e com um vínculo muito grande com a arte”, contou ele ao Portal M!.
De acordo com Carlos Amorim, a mostra mexe com o imaginário das pessoas além de estar em um processo de renovação, trazendo novidades para o público.
“A gente sempre está apresentando novos formatos, novos profissionais ligados à arte, à cultura, à plástica, ao design, à arquitetura, à fotografia, que hoje é uma arte que tem uma vigência especialmente valorizada, porque entrou na indústria cultural, na indústria do consumo, e representa uma possibilidade de acesso muito grande para as pessoas. Eu costumo dizer que CASACOR não é só um evento de decoração ou de arquitetura ou de paisagismo. CASACOR é um evento que permite às pessoas sonhar. Você não precisa ter todo o dinheiro do mundo para comprar todas as coisas que estão lá”, acrescentou.
Ele também aproveitou o momento para falar dos desafios de se montar um evento como esse e revelou que vão além das questões físicas, trazendo um lado ainda mais humano para o evento.
“A logística é muito importante. Então, depois que está tudo organizado, digamos assim, definido... Os arquitetos, a temática, os designers, os paisagistas e o espaço, que antecede tudo, tem uma logística estrutural que é muito importante. Tem uma engenharia para realizar o negócio, isso é fundamental. Porque a gente está falando às vezes de 30, 40 obras simultâneas com propósitos distintos, encaminhamentos diferentes, com objetivos distintos. Desafios que são emocionais, porque lidar com muita gente é muito complicado; logísticos, que eu já mencionei; os físicos mesmo, operacionais, porque você passa pelo ambiente do outro e sempre o último detalhe é na véspera do que você vai concluir como obra. Porque a obra a qual eu me refiro não é a obra física. Não é a construção do espaço. São os óculos, a obra que o designer, o arquiteto, o paisagista planejaram e que eles precisam executa”, explicou.
Para quem tiver interesse em visitar a CASACOR Bahia, os ingressos custam entre R$ 40 (meia) e R$ 80 (inteira) e são vendidos na plataforma online da CASACOR. A visitação está disponível de quarta a sábado, das 14h às 18h. Domingos, das 13h às 18h.