NotíciasCidadeCASACOR inaugura casa de saúde no centro histórico de Salvador

CASACOR inaugura casa de saúde no centro histórico de Salvador

Espaço acolhe crianças que fazem tratamento contra o câncer e cardiopatia na Santa Casa de Misericórdia da Bahia

| Autor: Vinicius Viana*

Foto: Domingos Junior/Varela Net

A CASACOR Bahia, tradicional mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas, inaugurou na manhã desta quinta-feira (27) a nova Casa de Saúde Solange Fraga, no bairro da Saúde, em Salvador. O evento integra uma programação iniciada em 21 de outubro e que vai até 4 de dezembro.

A reforma do equipamento contou com a parceria da Santa Casa de Misericórdia da Bahia.

Referência no apoio e acolhimento de crianças oncológicas ou cardiopatas atendidas pela Santa Casa, a Casa e Saúde Solange Fraga foi reaberta após um longo período fechada devido às restrições sanitárias impostas pela pandemia da Covid-19. 

O espaço foi repaginado com a ajuda de cinco escritórios baianos de arquitetura e designer de interiores. Nomes como Celeste Leão, Camila Maia, Caio Bandeira e Tiago Martins (da Architects + CO) e Dolores Landeiro assinam o projeto —que inclui reforma da brinquedoteca, parque infantil, sala de dança, sala de jogos, sanitário infantil e dois sanitários de visitantes.

Crianças que moram no interior da Bahia e fazem tratamento médico na Casa de Saúde têm agora à disposição quartos aconchegantes, refeições diárias e transporte. Além do espaço de convivência, os pacientes participam de atividades recreativas e lúdicas. Além de atividades esportivas, alguns pacientes —a depender da recomendação médica – também podem se hospedar no local. 


Reabertura trará impacto positivo no tratamento ofertado

Antes da inauguração, representantes da CASACOR Bahia, Santa Casa de Misericórdia da Bahia e do Grupo Oncoclínicas participaram de uma missa em celebração à ação beneficente. “Ficamos felizes ao ver no bairro da Saúde uma obra sendo edificada depois de um período tão difícil que nós vivemos. Louvores e ações de graças à CASACOR, que abraçou esse projeto”, declarou o padre Valson Sandes, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Saúde e Glória.

O executivo Carlos Amorim, franqueador da CASACOR, exaltou a parceria com a Santa Casa de Misericórdia e afirmou que a reabertura da Casa de Saúde Solange Fraga impactará, de forma positiva, no tratamento das crianças que lutam contra o câncer e doenças que afetam o coração.

“Essa parceria começou no ano passado, em uma aproximação promovida pela médica oncológica Clarissa Mathias junto à CASACOR e à Santa Casa do provedor José Antonio. Nos juntamos, e a CASACOR Bahia abraçou a ideia de transformar, restaurar e recuperar essa casa de saúde. Recompusemos totalmente a casa com a participação de cinco escritórios de arquitetos e design de interiores e paisagismos, que fizeram essa casa para acolher as crianças que estão em tratamento ”, detalhou.

“É um ambiente de muita qualidade, extremamente acolhedor, com materiais de alta qualidade, com muita arte, amor e carinho. De fato, quem vem aqui  vê que esse é um ambiente feliz. As crianças e seus familiares vão se sentir realmente acolhidos no momento de grande fragilidade”, disse Amorim [foto].

Ex-secretário de Saúde da Bahia e de Salvador, José Antonio Rodrigues Alves [foto], provedor da Santa Casa de Misericórdia, explicou como acontecerá a integração entre o hospital e a Casa de Saúde Solange Fraga. Segundo ele, o objetivo é proporcionar um atendimento de qualidade e humanizado.

“A ideia é que a criança vá ao hospital, realize consultas e faça tratamento. Se ela tiver procedimento ou algo previsto à tarde, seja conduzida para a casa de saúde. [Aqui] elas serão acompanhadas por psicólogos, participarão de atividades lúdicas, irão estudar e serão alimentadas. Se elas estiverem acompanhadas, os responsáveis poderão fazer atividades nas oficinas de arte da casa. O espaço será voltado para as crianças, [proporcionando] novas experiências em um local adequado e digno para que elas terminem o tratamento [médico] e depois retornem para o interior”, explicou.

A médica oncologista Clarissa Mathias [foto], do Grupo Oncoclínicas, destacou a importância de as crianças e seus responsáveis ganharem um novo espaço de suporte para o enfrentamento de doenças. “É uma casa de acolhimento. Às crianças que estão em tratamento contra o câncer ou cardiopatia podem passar o dia aqui, ou se precisarem passar mais tempo com a suas famílias [em Salvador em decorrência do tratamento], podem ficar hospedadas na Casa de Saúde Solange Fraga”, afirmou.

*Sob supervisão do editor Alexandre Santos 

Tags

Notícias Relacionadas