NotíciasCidadeBruno Reis cogita pagamento de 2 salários mínimos para profissionais do Carnaval

Bruno Reis cogita pagamento de 2 salários mínimos para profissionais do Carnaval

Prefeito garantiu pagamento do auxílio aos afetados com o cancelamento da festa

| Autor: Cássio Moreira

Foto: Domingos Junior/Varela Net

O prefeito Bruno Reis (DEM/UB) estipulou, durante agenda nesta sexta-feira (4), o pagamento do valor de dois salários mínimos (R$ 2.424,00) pela Prefeitura aos profissionais envolvidos na realização do Carnaval de Salvador, que não acontece pelo segundo ano seguido, por conta da pandemia da Covid-19. 

Em coletiva na entrega de 30 novos leitos Covid-19 no Hospital Martagão Gesteira, Bruno enfatizou que tem feito um trabalho para a captação no setor privado para custear o pagamento. Em 2021, quando também não houve a festa, o município pagou um salário. Caso não consiga os recursos, o prefeito garante que o executivo municipal vai arcar sozinho com os custos. Hoje, a estimativa é de pouco mais de 6 mil pessoas aptas ao auxílio. 

"O universo é pouco mais de 6 mil pessoas [que podem receber o auxílio], o desejo da Prefeitura é pagar dois salário mínimos. No ano passado, pagamos um salário mínimo, minha ideia agora é dobrar. Para isso, estamos fazendo captação de apoio com a iniciativa privada. No ano passado nós tivemos uma parte custeada pela Ambev, estamos em tratativas com a Ambev e outros parceiros para que possa ajudar a assumir essa conta", começou o prefeito, que ainda garantiu o pagamento do valor mesmo sem o apoio privado, além de desmentir os boatos de que grandes artistas também serão agraciados com o recurso. 

"Isso ameniza os investimentos públicos. Caso não consiga, a Prefeitura vai assumir essa conta sozinha, que são dois salário mínimos, que nós pretendemos pagar ainda antes do período em que ocorreria o Carnaval. Vocês sabem que estou falando de pessoas que trabalham no setor cultural, que estão há dois anos sem qualquer tipo de renda. As vezes eu vejo a polêmica: 'Ah, vai pagar dois salários a Leo Santana, para Bell Marques', vocês sabem que não estou falando disso. Estou falando de pequenos músicos, pessoas que trabalham na montagem, na estrutura, trabalham nesse setor e estão fortemente impactados, com dificuldade. Então, é para essas pessoas que esses benefícios serão disponibilizados", explicou Bruno Reis. 

O Carnaval de Salvador foi oficialmente cancelado em dezembro de 2021, após anúncio do governador Rui Costa (PT). Assim como no último ano, a medida visa evitar um aumento maior de casos da Covid-19 em solo baiano. 

Tags

Notícias Relacionadas