Bruno Reis anuncia câmeras corporais para a Guarda Municipal de Salvador
Medida faz parte do Plano Municipal de Segurança, previsto para o primeiro semestre de 2025
Foto: Divulgação
O prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB), anunciou nesta segunda-feira (3) que os agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) passarão a utilizar câmeras corporais em seus uniformes. A iniciativa faz parte do Plano Municipal de Segurança, que está em fase de construção e deve ser concluído até o final do primeiro semestre deste ano.
Segundo o prefeito, o plano trará um diagnóstico da situação da segurança pública na capital baiana, apontando os principais problemas e as ações que podem ser implementadas pela prefeitura para contribuir no enfrentamento da violência, apesar das limitações operacionais e constitucionais do município.
"A partir desse plano, por exemplo, nossa Guarda Municipal, que já é armada, terá o sistema de câmeras corporais”, explicou Bruno Reis.
O gestor também destacou que a medida permitirá reforçar a parceria com o governo federal e ampliar a participação de Salvador no Sistema Único de Segurança Pública (Susp). Além disso, a prefeitura pretende investir em inovação, investigação e integração com outras forças de segurança, utilizando tecnologia e inteligência como principais ferramentas.
"Eu vou comandar diretamente o Plano Municipal de Segurança. E nossas principais armas serão treinamento e inteligência, com o auxílio poderoso da infraestrutura digital soteropolitana, que não para de avançar", acrescentou o prefeito.
Durante o anúncio, Bruno Reis ressaltou os avanços da prefeitura na área de segurança nos últimos quatro anos, como a implementação da Patrulha Escolar e da Patrulha Guardiã Maria da Penha, além da criação da Casa da Mulher Brasileira e de unidades de acolhimento para mulheres em situação de violência.
O prefeito também citou a instalação de 1.900 câmeras de monitoramento pela cidade e o aumento da presença da GCM no Centro Histórico, reforçando o compromisso da gestão com a segurança da população.